Banco Central autoriza pagamentos por WhatsApp

Além de permitir a modalidade à Facebook Pagamentos do Brasil, a autoridade monetária liberou dois arranjos de transferência, depósito e pré-pago pela Visa e pela Mastercard

 

O Banco Central anunciou, nesta terça-feira (30/3), a autorização de pagamentos pelo aplicativos de mensagens WhatsApp. Além da autorização da modalidade para a Facebook Pagamentos do Brasil, a autoridade monetária liberou dois arranjos de transferência, depósito e pré-pago pela Visa e pela Mastercard. “Esses arranjos e instituição de pagamentos têm relação com a implementação do programa de pagamentos vinculado ao serviço de mensageria instantânea do WhatsApp (Programa Facebook Pay). As autorizações permitem que ele seja utilizado para realizar a transferência de recursos entre seus usuários”, informou o Banco Central.

“As autorizações de hoje não incluem os pleitos da Visa e da Mastercard para funcionamento dos arranjos de compra vinculados ao Programa Facebook Pay, que seguem em análise. O BC acredita que as autorizações concedidas poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos”, completou a nota do BC.

Corrida do ouro

Pouco antes, em uma live promovida pelo Banco Daycoval, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, comentou que a modalidade seria liberada. “O mais importante em termos de inovação é a conexão mídia social e o mundo financeiro. A corrida do ouro junta as três grandes vertentes, conteúdo, mensageria e pagamento”, afirmou.

“Se a gente parar para pensar em um casamento de finanças com mídia social, ali o produto é anunciado, é feito o pagamento do produto e já se sabe o que cliente achou do seu produto. Um sistema inigualável ao que qualquer banco tenha hoje. Vamos enfrentar como regular e ver o que significa”, completou Campos Neto.

Segundo ele, ao criar o PIX, sistema de pagamento instantâneo, o BC incluiu um campo de mensagem. “Dá para usar como mensageria. A sociedade tem essa demanda e foi por isso que antecipamos o PIX. Tem sido um movimento bastante saudável, que vai mexer com esse dinamismo”, acrescentou.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.