Bacalhau: 5 receitas fora do óbvio para a Páscoa

A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, pontua os principais benefícios do consumo do bacalhau e dá dicas de como usar o peixe em pratos que fogem do tradicional

Brasília, 30 de março de 2021 – Páscoa e bacalhau foram feitos um para o outro.  No feriado, o peixe reina soberano nas mesas brasileiras. Além de ser saboroso, o bacalhau também ganha pontos por ser uma opção saudável de refeição: considerado um peixe magro (cerca de 160 Kcal a cada 100g), é rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais, como destaca a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.

“O pescado é fonte de vitaminas A e E, que são excelentes antioxidantes; e também em B6 e B12, que atuam no sistema nervoso central, ajudam a prevenir anemias e a amenizar os sintomas da TPM em mulheres. Não só isso, o bacalhau também fornece ômega-3, gordura associada a melhora no QI em crianças, a redução de náusea na gestação e a proteção contra doenças cardiovasculares e neurológicas ao longo da vida”, diz.

Muito apreciado pelos brasileiros, o pescado também sobe no pódio quando o assunto é versatilidade. “Embora seja um alimento utilizado como ingrediente em receitas bastante tradicionais, como a bacalhoada, é possível variar a forma de preparo. Podemos utilizá-lo em receitas que iriam outros tipos de carnes, em bolinhos acrescidos de legumes ou saladas com lascas de bacalhau”, exemplifica Renata. A especialista também acrescenta que ao variar os temperos e condimentos nas preparações, o bacalhau também ganha novos sabores.

Renata também dá dicas na hora de escolher o produto. Segundo ela, uma boa posta de bacalhau deve estar seca e com um tom branco ou amarelo muito claro. E ainda deve estar coberta por uma fina camada de sal.

“Quanto às variedades, o Gadus Morhua – conhecido como “bacalhau do Porto” – tem carne suculenta, macia e bem clara, sendo perfeito para receitas que precisam da posta inteira. Já o Gadus Macrocephalus tem coloração levemente mais branca e pode ser facilmente desfiada”, ensina.

Na hora do preparo, a dessalga deve ser feita sempre em água fria e deve ficar durante todo o processo na geladeira, sendo trocada a cada 6 ou 8 horas. A dica final da nutricionista do Oba Hortifruti é escolher apenas uma forma de cocção, pois a carne do bacalhau é bastante delicada. “Se for assar, não ultrapasse os 150°”, observa.

Quem quiser variar de pratos clássicos e apostar em receitas que com certeza irão surpreender o paladar, Renata separou o passo a passo de 5 opções cheias de sabor. Confira!

SUGESTÕES DE RECEITAS

Bolinho de bacalhau assado

300 g de bacalhau desfiado
50 ml de azeite
½ cenoura ralada bem fininha
1 cebola pequena picada
1 dente de alho
1 tomate médio picado
Purê de duas batatas doces médias
Cheiro verde a gosto
2 ovos
4 colheres (sopa) farinha de arroz
100 g de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta a gosto
Preparo: Refogue o alho e a cebola no azeite e acrescente o bacalhau já desfiado. Após esfriar, acrescente os demais ingredientes e misture até formar uma massa possível de enrolar.
Faça bolinhas, unte com azeite e leve ao forno por cerca de 30 minutos.
Bacalhau grelhado com legumes e especiarias
1 kg  bacalhau
75 ml  azeite extravirgem
1 abobrinha italiana média
1 berinjela
1 tomate médio (não muito maduro)
1 colher (sopa) de especiarias de sua escolha (alecrim, orégano, manjericão, etc)
20 ml vinagre de vinho branco
Molho:
3 colheres de sopa de azeite
1 dente de alho
100 ml de suco de limão
1 cebola
1 pitada de sal
2 pimentas dedo de moça
Pimenta do reino a gosto

Preparo: Grelhe o bacalhau com 25 ml de azeite em uma panela. Reserve. Corte os legumes em rodelas e tempere com as especiarias e o vinagre. Leve para grelhar com o resto do azeite na mesma panela do bacalhau. Misture todos os ingredientes do molho e sirva com o bacalhau e os legumes grelhados.

“Mil folhas” de bacalhau
1 xícara de bacalhau cozido e desfiado
1 batata cozida amassada
½ xícara de boursin de azeitona
2 col de sopa de salsinha picada
½ tomate picado em cubinhos
1 pacote de pão sueco ou baguete
Preparo: Misture todos os ingredientes do recheio, deixando por último o tomate e a salsinha.
Monte o “mil folhas”, fazendo camadas de pão sueco com o creme de bacalhau, deixando 2 a 3 camadas de recheio. Sirva em seguida.
Obs. Quem preferir, pode servir o creme de bacalhau em fatias de baguete.
Salada de bacalhau com endívias
100g de endívias
2 xícaras de chá de salada de bacalhau Oba
2 col de sopa de creme de ricota ou cream cheese
Abra as folhas de endívia em uma travessa
Preparo: Espalhe uma pequena quantidade de creme de ricota ou cream cheese em cada folha. Recheie com a salada de bacalhau Oba e sirva em seguida.
Lombo de bacalhau assado
2 pedaços de lombo de bacalhau
3 batatas médias fatiadas
1 cebola média fatiada
1 maçã fatiada
2 col de sopa de molho de tomate
Azeite e sal a gosto
Preparo:
1) Em uma assadeira, faça uma “cama” com as fatias de cebola e acomode o lombo de bacalhau.
2) Ao redor, acomode as fatias de batata e de maçã.
3) Regue o bacalhau com o molho de tomate e acerte o sal.
4) Em seguida, regue toda a preparação com azeite e leve para assar até que o bacalhau fique ao ponto.

Sobre o Oba Hortifruti – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 55 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.

 

Acesse: www.obahortifruti.com.br

 

Siga o ObaHortifruti

 

Site: https://obahortifruti.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/obahortifruti/

Instagram: https://www.instagram.com/obahortifruti/

 

NOSSAS LOJAS

 

ü  212 Sul

ü  105 Sul

ü  Sudoeste (CLSW 302)

ü  Shopping Iguatemi (Setor SHIN CA 4 Bloco A Loja 79)

ü  306 Norte

ü  209 Norte

ü  Lago Sul (QI 9)

ü  Lago Sul (SMDB Cj. 12)

ü  Águas Claras (Av. das Araucárias, rua 18)

ü  Subida do Colorado (Setor Habitacional Taquari)

ü  Vicente Pires

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.