Mostra online interativa seleciona e premia fotos de álbuns de famílias de Brasília Inscrições até 16 de maio de 2021

0

Fotos: bit.ly/nossoalbumbrasilia

 

A Mostra “Nosso Álbum, Brasília” vai resgatar memórias da cidade por meio da fotografia e quem vai construir este grande acervo são os próprios moradores da capital. A ideia é reunir imagens que fazem parte dos álbuns de famílias que vivem ou viveram pela cidade, e assim criar um grande álbum de fotografias coletivo com a participação de diferentes gerações unidas por recordações analógicas.

 

“A memória é para a imaginação o que o sangue é para o corpo. Tem o poder de nos conectar com o passado. De nos situar no presente. E de nos fazer sonhar um futuro com mais liberdade. A Fotografia é a memória eternizada visualmente. É por meio da Fotografia que iremos celebrar e compartilhar a memória de famílias brasilienses nesses últimos 61 anos”. Convida o curador e fotógrafo João Paulo Barbosa.

 

Evocar a rica memória de Brasília é fundamental para resgatar sua trajetória, fortalecer a identidade da cidade e aguçar os laços afetivos de sua população, principal protagonista do processo de construção da mostra que celebra os 61 anos da capital.

 

Em respeito ao isolamento social imposto pela pandemia do Covid-19, a mostra ocorre totalmente online na plataforma Instagram, pelo perfil @nossoalbumbrasilia

 

Concurso cultural:

 

O concurso cultural “Nosso Álbum, Brasília” convida o público para inscrever fotografias de seus álbuns particulares de família, com o objetivo de criar um acervo coletivo que vai contar a história da cidade por meio de imagens analógicas e que não foram tiradas propositalmente para o concurso. O diferencial desta ação é justamente o resgate da memória da cidade com fotos verdadeiras do cotidiano de quem a habita.

 

Serão permitidas as inscrições de fotos históricas, fotos de revelação analógica, entre os anos de 1960, ano de inauguração da cidade, até o ano de 2010. As fotografias deverão ser digitalizadas e postadas no perfil pessoal do participante, com título, local e data em que foram capturadas, e mais o nome do autor e a inclusão da hashtag: #nossoalbumbrasilia. A postagem deverá ser feita no Feed do Instagram de perfis abertos, pois publicações em Stories e perfis fechados dificultam a visualização. Todas as informações serão devidamente creditadas pela produção do projeto nas postagens do perfil @nossoalbumbrasilia

 

Vale ressaltar que as imagens devem conter memórias de família onde pessoas apareçam junto a algum monumento, parque, praça ou elemento que remeta à Brasília.

As melhores fotos serão selecionadas para compor a Mostra Oficial no perfil online do projeto. Os quesitos de avaliação serão originalidade, criatividade, relevância da informação, estética, apuro visual e valor histórico (memória).

 

As inscrições podem ser feitas até 16 de maio de 2021 mediante postagem de fotos com a hashtag #nossoalbumbrasilia

 

Premiação:

 

O concurso terá duas categorias de premiação, o júri oficial e a votação popular, cada categoria premiará 1 (uma) foto com prêmio em espécie no valor de R$ 1.000,00 (hum mil reais).

 

Uma vez selecionada para o perfil da Mostra Oficial “Nosso Álbum, Brasília”, a fotografia já está concorrendo automaticamente aos dois prêmios. A fotografia com mais curtidas no perfil do projeto, até a data estipulada, será a vencedora da categoria Voto Popular.

 

O Júri Oficial será composto por fotógrafos profissionais e especialistas em fotografia do cotidiano e cidades.

 

A Mostra “Nosso Álbum, Brasília” tem curadoria de João Paulo Barbosa e acontece online no Instagram @nossoalbumbrasilia https://www.instagram.com/nossoalbumbrasilia/

 

O resultado da premiação será divulgado no dia 24 de maio de 2021 no Instagram @nossoalbumbrasilia

 

Transmissões ao vivo:

 

A programação da Mostra “Nosso Álbum, Brasília” ainda vai contar com a realização de três transmissões ao vivo online (lives), com a participação de fotógrafos convidados, e que são especialistas em fotografia do cotidiano.

 

As lives serão conduzidas pelo fotógrafo anfitrião do projeto, João Paulo Barbosa e têm como foco a democratização da fotografia e abordarão temas como a fotografia usual e a sua importância como o retrato de uma sociedade, olhares poéticos sobre a fotografia do cotidiano e outros temas pertinentes ao projeto.

 

Os convidados especiais serão três profissionais de fotografia com vasta experiência em linhas de trabalho que unem o tripé Sociedade, Cidade e Fotografia. São especialistas no registro do cotidiano das cidades de diferentes lugares do mundo. São capazes de abordar temas como o resgate da história familiar por meio de fotografias e a sensibilização do olhar poético sobre a cidade e os seres que a habitam.

 

Confira a programação com transmissão no Instagram:

 

Data: 03/abril, sábado às 16h

Transmissão 1 – Débora Amorim aborda o tema “O Resgate da História Familiar Através da Fotografia”.

 

Débora Amorim – Fotógrafa profissional desde 2010, tem em seu portfólio fotos que retratam o cotidiano, através da dança, teatro, espetáculos musicais, famílias, crianças e viagens. Após participar de vários cursos de fotografia, como “Fotografia de Moda – Vanilson Coimbra”- Brasília, DF, “Camara Craft II” e “Black and White I – Australian Center for Photography – Sydney, AU, registrou-se como Repórter Fotográfico em 2001 – Registro no. 4836/14/87 DRT/DF. Recebeu o prêmio de Jornalismo Cultural no ano de 2002 em Manaus e recentemente publicou o livro “Brasília Uma Arquitetura Diferente” que aborda o tema sobre o resgate da história familiar através da fotografia.

 

Data: 17/abril, sábado às 16h

Transmissão 2 – Arthur Monteiro aborda o tema “Retrato em Álbum de Família”.

 

Arthur Monteiro – Fotógrafo com 23 anos de estrada, entre suas produções mais recentes, destaca-se a autoria do livro “O Império do Meio”, fruto de cinco anos de pesquisa fotográfica na China. Produziu três grandes projetos de pesquisa sobre Brasília: curadoria das revistas Revelado vol 1 e vol 2, autoria do livro Ensaios sobre o Tempo, e “Brasília Utopia”, mostra ao ar livre na Praça do Museu Nacional. Produziu documentações fotográficas em viagens pelo Brasil, China, Índia, Nepal, Laos, Tailândia, Myanmar, França, Portugal, México, Guatemala e Argentina.

Data: 24/abril, sábado às 16h

Transmissão 3 – Isabela Lyrio aborda o tema “Álbum de Família e Memória”.

 

Isabela Lyrio – Formada em Comunicação, é fotógrafa há 20 anos e autora dos livros “Ensaios sobre o Tempo” – que aborda a temática da memória brasiliense – e “O Império do Meio”, fotodocumentário sobre a China. Foi curadora dos livros “Revelado v1 e v2” sobre fotografia documental de Brasília e participou de diversas exposições, incluindo Brasília Utopia, que retrata o cotidiano dos moradores na capital. Foi Diretora de Comunicação da Associação dos Fotógrafos de Brasília (Afoto), Editora do portal fotográfico Punctum e Editora de fotografia do portal Sobresites. Trabalhou como fotojornalista na Secretaria de Comunicação da Universidade de Brasília. Realizou trabalhos de documentação fotográfica em diversos países da Ásia e América Latina.

 

As transmissões ocorrerão ao vivo e serão disponibilizadas para acesso livre e gratuito no Instagram @nossoalbumbrasilia

 

Sobre o Curador:

João Paulo Barbosa é historiador e fotógrafo profissional, apaixonado por viagens. Realizou exposições, livros e reportagens em cerca de 50 países. Seu trabalho de documentação fotográfica de povos e naturezas foi premiado pela National Geographic Society, dentre outros, e reconhecido pela Universidade de Brasília, por meio dos convites para proferir uma Aula Magna e tornar-se curador do Museu Virtual de Ciência e Tecnologia.

O projeto “Nosso Álbum, Brasília” tem o apoio do FAC (Fundo de Apoio à Cultura) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.

anuncio patrocinado