Senac-DF oferece curso de TI com aplicações em finanças

0

Para participar, o jovem deve procurar empresas cadastradas. Depois de selecionado, a empresa encaminha o aprendiz para o curso na instituição

 

O Senac-DF oferecerá a partir de agosto um novo curso que formará profissionais com habilidades técnicas em programação e desenvolvimento de sistemas com aplicações em finanças, por meio do Programa de Aprendizagem. A iniciativa faz parte do Programe Seu Futuro, uma parceria entre o Senac, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Meu Futuro Digital, que pretende dar aos jovens a oportunidade de aprender uma profissão e terem, além de seu primeiro emprego formal, perspectivas de carreira.

Nesse programa de aprendizagem profissional a empresa atuará junto com o Senac na preparação de jovens para programar sistemas, desenvolver aplicações web e cálculos financeiros em planilha eletrônica, alinhados às principais tendências em programação. Para as empresas que aderirem, as vantagens são o cumprimento da legislação da contratação de aprendizes, o investimento no papel social e o aumento da produtividade.

Empresas do setor do comércio de bens, serviços e turismo que, por lei, precisam contratar jovens aprendizes, podem aderir gratuitamente ao programa do Senac. Isso porque as empresas contribuintes, que recolhem o compulsório para a instituição, têm a possibilidade de cumprir suas cotas matriculando os aprendizes nos cursos de Aprendizagem por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Nesse caso, a empresa arcará apenas com os custos trabalhistas e previdenciários do contrato de aprendizagem.

O novo curso Aprendizagem Profissional de Qualificação em Programação de Sistemas com Aplicações Financeiras, que o Senac-DF passará a oferecer, tem carga horária de 800 horas, sendo 400 horas na fase escolar, desenvolvida no Senac, e 400 horas na empresa. Voltada para a população de baixa renda de 14 a 24 anos de idade, essa qualificação profissional formará aprendizes nas áreas de Programação de Sistemas e de conhecimentos especializados em Programação Web e Tecnologias de Informação em Finanças.

O aluno aprenderá a desenvolver sistemas de informação; a implementar banco de dados; realizar testes e manutenção do sistema de informação; desenvolver aplicações WEB; desenvolver cálculos financeiros em planilhas eletrônicas; educação financeira; e inglês básico para Tecnologia da Informação (TI). Além disso, aprenderá a ter uma comunicação mais assertiva, a usar a criatividade e melhorar a capacidade de analisar problemas, e também aprenderá a atuar de forma colaborativa nas equipes e projetos e a desenvolver pensamento crítico e atitude sustentável para lidar com os desafios reais da profissão.

O Senac-DF não faz a inscrição do jovem diretamente no programa. Para participar, ele deve procurar empresas do setor para se cadastrar. Depois de selecionado, a própria empresa encaminha o aprendiz para o curso na instituição.

As empresas interessadas em participar devem se cadastrar neste site.

anuncio patrocinado