Ecam prorroga processo seletivo para produtores rurais participarem do programa pecuária sustentável

0

Inscrições poderão ser feitas até dia 31/03/2021

A iniciativa de trabalhar com práticas sustentáveis em pecuária vem sendo desenvolvida pela Ecam, em Oriximiná, desde de 2017. As mobilizações foram iniciadas no âmbito do Programa Territórios Sustentáveis (PTS) com a criação de um grupo piloto composto por 14 propriedades rurais. Os resultados observados nestes anos de trabalho com a pecuária sustentável, demonstram avanços significativos na produtividade associada à conservação ambiental.

O entendimento de sustentabilidade adotado pelo programa envolve pessoas, recursos naturais e financeiros. O objetivo é conquistar um patamar de atividade econômica – neste caso a pecuária – que contribua para o bem-estar social no âmbito das relações de trabalho e que seja mais efetiva na utilização dos recursos naturais, otimizando assim a produtividade e, consequentemente, reduzindo os impactos do desmatamento no bioma Amazônia.

As propriedades inseridas no Programa recebem assessoria técnica para manejo de pastagem e rebanho, infraestrutura e equipamentos necessários à pecuária e também capacitações em temas de interesse do produtor rural. Também são realizadas palestras sobre tecnologia e assessoria técnica em questões ambientais. O produtor é assistido por técnicos que o auxiliam na realização de suas metas, dentro das possibilidades físicas e financeiras de cada propriedade.

A partir dos aprendizados adquiridos durante a etapa piloto, inicia-se o processo de avaliação para direcionar a expansão da iniciativa. Neste contexto, vale ressaltar que todas atividades previstas no edital estão sujeitas às normas estaduais e municipais de prevenção ao contágio do novo coronavírus.

Requisitos para a seleção

Produtor/a:
a) ter posse mansa e pacífica, direito real de uso ou propriedade plena do imóvel;
b) ter disponibilidade para resolver passivos ambientais;
c) estar disposto a seguir as orientações técnicas e compartilhar conhecimentos;
d) estar disposto a participar de capacitações em novas tecnologias;
e) realizar coletas de dados de gestão das fazendas.

Os documentos/dados poderão ser enviados para qualquer um dos seguintes canais:

https://docs.google.com/forms/d/1IAEXDVlKTv3YYbRsoCKVANz3XB868V9Vhdl1BfuuPBk/edit

Obs: Os documentos serão recebidos a partir da data de publicação deste edital até dia 31/03/21.

anuncio patrocinado