Família tenta provar inocência de jovem acusado por 3 crimes em SP

Imagens de câmeras de segurança mostram o rapaz trabalhando no momento em que os crimes ocorriam

 

 

A família de um jovem de 22 anos, acusado por três crimes e preso em razão de reconhecimento realizado por testemunhas, tenta provar a sua inocência na justiça.

Imagens de câmeras de segurança mostraram o suspeito, que possuía dois empregos — atuava como auxiliar de pedreiro do pai e ajudante-geral em uma esfiharia —, trabalhando no momento em que os crimes foram praticados.

“É muito difícil. Quase não durmo, não me alimento bem mais. Sem saber como ele está. Se está comendo, dormindo no chão”, desafabou Marlene Alves, mãe do acusado, que não tem notícias do filho há dois meses.

O rapaz não tem passagens pela polícia. A defesa do jovem alega que ele foi reconhecido de maneira completamente ilegal. Os policiais militares teriam feito imagens do jovem no escuro, no meio da rua, e depois enviado as fotos para o celular de uma das vítimas, que teria feito o reconhecimento de maneira controversa.

Segundo a polícia, Oziel assaltou uma casa no dia 5 de fevereiro, às 21h44. Porém, a gravação mostrava o jovem na esfiharia no mesmo horário. Às 21h45, ele aparece varrendo a calçada do estabelecimento. Depois, às 22h15, o rapaz vai embora para casa e é preso a poucos metros dali por PMs que perseguiam os verdadeiros ladrões em fuga no bairro.

“Os policiais falaram para as testemunhas reconhecerem para resolver logo aquela situação. Mandaram até áudios e fotos dele para testemunhas e vítimas, induzindo os reconhecimentos”, disse o advogado Ariel de Castro Alves.

 

 

O reconhecimento é visto por especialistas como uma medida que pode favorecer injustiças. “Oitenta por cento desses erros acontecem com pessoas negras, pobres e moradores de favela. Esse é o perfil dos erros que estão acontecendo no reconhecimento por fotografia”, revelou o secretário da Comissão de Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)  Alvaro Quintão.

Como os criminosos usaram um carro roubado no assalto à residência, o rapaz também está sendo acusado de roubar o veículo. Mais uma vez, sem qualquer prova.

“Tem muitas pessoas que fazem as coisas e, só porque têm dinheiro, eles não pegam. Agora, filho de pobre eles pegam”, lamentou o pai do jovem, Joaquim Alves Madalena.

Em nota, a SSP-SP (Secretaria da Segurança Pública de São Paulo) declarou que o suspeito foi preso em flagrante e reconhecido por vítimas de dois roubos. Oziel permanece à disposição da justiça.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.