79% da população vê pandemia no Brasil fora de controle

55% das pessoas dizem ter muito medo de serem infectados — o número aumentou de janeiro para cá

 

Pesquisa do Instituto Datafolha aponta que 79% da população entende que a pandemia no Brasil está fora de controle. O levantamento foi divulgado na noite desta quinta-feira (18) pelo jornal Folha de S.Paulo.

18% acredita que a situação está parcialmente controlada, e 2% acha que a pandemia está totalmente sob controle. 1% não sabe/não opinou. A pesquisa foi feita por telefone com 2.023 pessoas de todos os estados do país nos dias 15 e 16 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

A percepção de que a disseminação da doença está fora de controle é majoritária mesmo entre os que estão vivendo normalmente, sem nenhuma medida extra de isolamento.

Ainda sobre o vírus, 55% das pessoas ouvidas dizem ter muito medo de serem infectados. O número cresceu: em janeiro, eram 44%. Outros 27% têm um pouco de medo, 12% não têm, e 7% relataram já ter contraído a doença.

O colapso na saúde no país contrasta com cenas de aglomerações e eventos clandestinos. Em São Paulo, onde já se registra morte por falta de leito de UTI, o índice de de isolamento social estava em 43% na quarta-feira (17), longe da meta do governo paulista de 50%

No Distrito Federal, a situação também é caótica. Mesmo com o governo reabrindo leitos desativados quase que diariamente, a lista de espera não é reduzida. Até às 7h desta sexta (19), 306 pessoas com covid-19 aguardavam por um leito de UTI.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.