Confeitaria: doces presenteáveis são alternativas para gerar renda extra na pandemia

Confectioner decorating chocolate cake, close-up.

Confira equipamentos necessários, melhores datas comemorativas e dicas para crescer no mercado

 

A partir da crise econômica gerada pelo novo coronavírus, muitas pessoas perderam a sua fonte de renda e ficaram desempregadas. Logo, enxergaram o empreendedorismo como uma opção. A confeitaria ganha destaque no mercado gastronômico e de food service, e seu crescimento se deu a partir da demanda do público por esses doces. Além do intuito alimentício, passou a ser uma boa opção de presente, principalmente em datas comemorativas.

Muitas famílias escolheram a arte de confeitar por ser uma alternativa de renda extra com boa rentabilidade e possível de ser feita em casa. A crescente busca por itens capazes de presentear amigos e entes queridos com mimos gastronômicos só impulsionou a tendência da confeitaria.

Na última década, houve uma expansão considerável no setor de confeitarias e padarias de R$ 50,3 bilhões, a partir de dados coletados pelo Instituto Tecnológico da Panificação, Alimentação e Confeitaria (ITPC). Os estudos apontam uma tendência à ascensão dos doces gourmetizados e presenteáveis na próxima década.

O conhecimento técnico é fundamental para um empreendedor. Além de aprimorar a produção e a qualidade, o confeiteiro passa a ter conhecimentos sobre parte financeira, questões sanitárias e de equipamentos essenciais para trabalhar.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é criteriosa com a manipulação de alimentos e propõe uma série de cuidados a serem seguidos para a venda ao público geral. As regras são sobre conservação e armazenamento, manipulação (sendo necessário usar luvas, toucas ou cabelos presos), higiene, equipamentos limpos e cuidado com os resíduos.

Confira algumas dicas essenciais para ser um confeiteiro.

Equipamentos necessários

Alguns itens podem contribuir para a produção dos doces com qualidade e mais eficiência. Os mais essenciais são a batedeira (planetárias e profissionais), o forno (com boa capacidade) e a geladeira. Com certeza, esses eletrodomésticos são fundamentais para um confeiteiro, mas existem outros itens que ajudam a otimizar o tempo e a produção, como, por exemplo, os termômetros, as balanças, as formas de aço, entre outros.

Usar o calendário a seu favor

Além da Páscoa, outras datas importantes podem ser usadas a favor do confeiteiro. Dia das Mães, Dia dos Pais, Halloween, Natal, Dia das Crianças… Todas podem ter um bom retorno e ser um bônus na renda. Usadas para presentear ou como decoração, é importante programar-se com antecedência para manter a produção em bom ritmo.

Torne-se uma marca

Ser reconhecido como uma marca aos olhos dos clientes é um meio de conquistar uma boa reputação e ganhar cada vez mais compradores. Para isso, é necessário ter uma identidade visual que o identifique como marca. Pode-se usar aplicativos como o Canva para isso ou ter a ajuda de um profissional da área.

Um like faz toda a diferença

As redes sociais, com destaque para o Instagram, se tornaram um meio de conquistar mais espaço no mercado, por meio da divulgação dos produtos e do contato direto com o seu público. Ter um perfil comercial e utilizar as ferramentas de market place vai dar um up no seu negócio e tornar você uma autoridade no setor.

Separe o pessoal do profissional

Contabilize todos os seus gastos e lucros em um caderno ou uma planilha separados dos seus gastos pessoais. Isso ajuda no controle de investimentos e retorno do seu trabalho.

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