Nobelina: a representação da mulher nordestina e suas garras

Cibele Laurentino lança romance de estreia pelo Grupo Editorial Coerência

Filha do saudoso poeta e escritor Zé LaurentinoCibele Laurentino se destaca no meio literário com o lançamento de “Nobelina”, seu romance de estreia que foi publicado pelo Grupo Editorial Coerência por meio do selo Plus+. Na história, a autora se propõe a narrar a vida de uma matuta do nordeste e levantar reflexões sobre diversos preconceitos e intolerâncias reais e atuais.

Com ilustrações de Alberto Dias, o romance nasceu de “Eu, a cama e Nobelina”, poesia escrita pelo pai da autora. Inclusive a artista já estreou no mercado editorial com “Cactus”, uma coletânea de 150 poemas lançada ano passado em e-book pela Amazon.

“Neste poema, que fala dessa mulher[Nobelina] fiz uma viagem a sua personalidade, por ter uma postura tão moderna, tão segura, tão feminista em pleno anos sessenta.”, disse Cibele Laurentino.

No livro acompanhamos a história de Nobelina, uma mulher matuta, nordestina, natural de uma cidade pequena no interior da Paraíba. Curiosa e inteligente, ela chama a atenção da população devido ao grande desejo em querer estudar e atuar como professora, indo contra os fundamentos sociais e regidos por seus pais. Assim, ela começa aprender sobre a profissão escondida, mas não esperava que durante esses momento conheceria Lula, um jovem matuto e sem estudos, despertando nela a paixão e o desejo de se casar.

“Nobelina” é vencedor do Prêmio Maria Pimentel e no enredo a autora se propõe a levantar críticas sobre machismo, violência doméstica, homofobia, racismo e entre outros assuntos polêmicos, que independente do tempo, continuam em evidência.

Os exemplares estão sendo vendidos no site do Grupo Editorial Coerência e nas maiores livrarias do Brasil.

Sinopse: Nobelina é uma jovem humilde que mora no interior do nordeste paraibano. Filha de Seu Narciso e Dona Guilhermina, um casal de agricultores, a moça foi criada em um ambiente conservador, aprendendo os afazeres domésticos para se tornar uma esposa exemplar. O que todos não sabiam, no entanto, era que Nobelina tinha sonhos maiores: desejava ser professora, conhecedora do saber para mudar a comunidade na qual estava inserida. Embora os obstáculos sejam muitos, a nordestina decide ir contra os fundamentos da sociedade, assim como as leis rígidas de seu pai, e começa estudar escondida. O que não esperava era que conheceria Lula, um jovem matuto e sem estudos, despertando nela a paixão e o desejo de se casar. Nos resta saber se Nobelina vai escolher seu futuro promissor ou o destino que sempre lhe foi imposto.

Sobre a autora: Cibele Laurentino nasceu em Campina Grande, Paraíba, mas atualmente reside em Conde, no mesmo estado, onde trabalha com Turismo e vive com sua família na Praia de Tabatinga. É formada em Gestão em Turismo e está cursando Letras pela UNINTER. Seu gosto pela leitura e escrita começou na infância, através do convívio com poetas populares, cordelistas, cantadores de viola e emboladores de coco. Filha do saudoso Zé Laurentino, poeta e escritor, cresceu no berço da cultura. Cactus-poesias, sentimentos e emoções foi seu primeiro livro publicado, no qual a poesia é explorada através de sentimentos, momentos e dores de forma modernista. Nobelina, publicado pela Plus Editora, é seu romance de estreia.

Saiba mais em:
@Comunicaype
@GrupoEditorialCoerencia
@cibelelaurentino
http://editoracoerencia.com.br/author/cibele-laurentino/

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.