Filmes de Maria Maia são selecionados na Mostra Humanidades

Os filmes 3 Refeições e Sonia e Lygia da cineasta Maria Maia estão na Mostra Humanidades da edição online do Santos Film Fest, que será realizado de 16 a 23 de março

 

1Foto: Maria Maia

Em edição especial que celebra as mulheres no audiovisual, o Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos, seleciona os filmes 3 Refeições e Sonia e Lygia, da diretora Maria Maia, na Mostra Humanidades. Os longas serão exibidos em tempo integral no período de 17 a 23 de março no site do festival.

 

3 Refeições

Guiado pelas figuras de Antônio Conselheiro e Luiz Inácio Lula da Silva, o documentário 3 Refeições parte da “Caravana da Cidadania Contra a Fome – Viagem ao Brasil Real”, realizada em 1993, quando o ex presidente refez a viagem feita na infância, saindo de Garanhuns e chegando a São Paulo.

O longa foi filmado em Monte Santo e Canudos, mesma região que Euclides da Cunha visitou e descreveu em Os Sertões e onde Glauber Rocha filmou Deus e o Diabo na Terra do Sol. Com imagens históricas, o filme mostra Lula nos comícios e em conversas ao pé do ouvido com o povo, momentos em que ele, segundo a diretora, escutava as demandas do sertão.

3 Refeições percorre ainda a década de políticas públicas contra a fome no país, a partir de 2003, com Lula já na Presidência da República. Maria Maia entrevistou personalidades que sobressaíram nessa luta em combate à fome. Entre eles, João Pedro Stédile, líder do MST, Patrus Ananias e Tereza Campello, ministros na gestão Lula.

Sonia e Lygia                                         

Misto de ficção e documentário, Sonia e Lygia apresenta as memórias das irmãs multiartistas Sonia Lins e Lygia Clark, influenciadas na infância pelo avô Edmundo Lins. Intelectual e ministro do STF, com suas brincadeiras e espírito libertário, Lins despertou nas netas o sentido da arte que as levariam para suas criações artísticas.

Realizado em 2020, ano em que se comemorou o centenário de Lygia Clark, considerada uma das fundadoras da arte contemporânea brasileira e um dos principais nomes do movimento neoconcretismo, o filme traz um tom intimista e lírico, pautado pelas sensibilidades opostas, mas complementares e fascinantes, das irmãs.

No elenco, estão nomes como Bidô Galvão, Kuka Escosteguy, Maurilo Grossi e Yeda Gabriel. A trilha sonora é de Manassés de Sousa e Mario Brasil.

Diretora Maria Maia

Maria Maia é uma cineasta brasiliense nascida no Acre, graduada em Sociologia e Antropologia e mestre em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB). Poeta e cineasta, realizou 63 filmes, entre curtas, médias e longas, tendo trabalhado 20 anos como roteirista e diretora de filmes na TV Senado, onde produziu títulos de grande importância e sobre personagens da grandeza de Claude Lévi-Strauss, Candido Portinari, Glauber Rocha, Darcy Ribeiro, Chico Mendes, entre outros.

Também produziu filmes independentes, como os curtas Inferno e paixão; Espelhos Abomináveis; Deuses no Juruá (em co-direção com Rogério Sganzerla); e os longas 3 Refeições e Sonia e Lygia. Ao longo de sua trajetória, teve filmes exibidos em mostras e festivais no Brasil, Londres, Paris, Capbreton (França), Milão, Buenos Aires e Los Angeles.

Santos Film Fest

Considerado o maior evento do gênero no litoral paulista e presente no calendário oficial da cidade, o Santos Film Fest ocorre desde 2016 e visa promover o cinema, especialmente o nacional; o resgate histórico; a formação de público; a democratização de acesso à cultura e o intercâmbio entre cidades e países. Anualmente são também homenageados grandes profissionais do audiovisual brasileiro. 

Nesta edição especial, que será realizada online e gratuita entre os dias 16 e 23 de março, o Festival dá protagonismo à presença de mulheres no mercado audiovisual e homenageia Adélia Sampaio, primeira cineasta negra do Brasil.

 

Ao longo do festival, serão apresentados 75 filmes dirigidos ou produzidos por mulheres, entre curtas e longas-metragens, nacionais e internacionais, divididos em diversas mostras e categorias. E ainda promoverá um bate-papo nas redes sociais com os diretores para falarem sobre a produção dos seus filmes. Os filmes estarão liberados a partir do dia 17/03 no link:   https://filmesdosantosfilmfest.com

 

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.