Desafios e perspectivas para a Educação em 2021

0

Vanessa Araújo*

Para celebrar, este ano, o Dia da Escola, comemorado na próxima segunda-feira (15), é necessário acionar o gatilho do questionamento, das incertezas e da responsabilidade ainda maior para com os alunos e funcionários de uma instituição de ensino.

A escola, sempre referenciada pelo seu papel de educar, socializar, proteger e ser lugar de respostas, agora está cercada de dúvidas e medos. O desafio costumeiro de entregar conteúdos em forma de resultados, sejam eles numéricos ou não, perdeu lugar para um cenário pandêmico que atingiu todas as esferas da sociedade, inclusive, a que envolve o aprendizado.

Quando trazemos o aspecto digital para uma rotina de estudos, há vários fatores que devem ser levados em consideração. Um deles – e talvez o mais importante – é a forma que a mensagem do professor chegará para o aluno, que se encontra do outro lado da tela. Sabe-se que, para grande parte dos pais, as instituições de ensino são consideradas importantes redes de apoio para o desenvolvimento da Educação.

Entretanto, ao entrar na esfera virtual, é fundamental contar com o auxílio dos responsáveis que convivem com a criança e/ou adolescente para direcioná-los, presencialmente, sobre como realizar tarefas em fichas, livros e cadernos. Além de, é claro, oferecer um espaço que atenda às necessidades do aluno no período de aprendizagem remota. O trabalho agora requer, portanto, um esforço conjunto.

É inegável que, com a pandemia, o trabalho das escolas se tornou mais valorizado. Contudo, outros profissionais também devem ser reconhecidos dentro dessa atmosfera. Não há restrições, todos que atuam de frente para oferecer o melhor ambiente possível para o desenvolvimento educacional deve ser apreciado. Isso vai além da coordenação, direção e administração, visto que os espaços escolares contam com serviços de inspetoria, limpeza, restaurante, enfermaria, TI, orientação, psicologia e marketing.

Não se pode celebrar o Dia da Escola – e pensar no futuro educacional – sem considerar o trabalho de cada integrante de uma instituição de ensino. Toda escola é composta pela diversidade de profissionais que precisam de um alto nível de doação para fazer a engrenagem funcionar. Afinal, a educação é, por si só, uma esfera multidisciplinar.

anuncio patrocinado