6 coisas essenciais para quem trabalha com transporte de cargas

 

Um seguro de caminhão é necessário para quem trabalha com cargas? A resposta é sim, mas junto com ele deve haver outros cuidados.

Para que os produtos cheguem aos consumidores e empresas dependem de uma rede logística que cuida de todo o transporte. No Brasil, cerca de 82% das cargas circulam nas rodovias transportadas por caminhões.

Isso indica que os motoristas precisam estar atentos ao que transportam e a outros pontos que facilitem o seu trabalho. Ter um seguro de transportes de cargas é uma das coisas que podem ajudar, mas existem outras.

Veja o que é essencial ter ou saber para trabalhar com o transporte de cargas.

  1. Saber armazenar a carga no caminhão

Colocar a carga no caminhão da maneira correta pode ajudar em diversos pontos. O primeiro deles é pensar na logística de distribuição, principalmente se ela ocorrer em diferentes locais.

No fundo devem ficar as embalagem que serão entregues por último, dessa forma conforme vai tirando as da frente e esvaziando o caminhão elas ficarão mais acessíveis.

Saber como empilhar caixas ou organizar os produtos é essencial para evitar que sofra danos. Se algum item chegar avariado o transportador pode ser responsabilizado e terá de arcar com o prejuízo.

  1. Garantir a manutenção do caminhão

Como já dito o transporte é propriamente rodoviário, isso quer dizer que depende de caminhões. Esses precisam estar em bom estado para que possam levar a carga.

Levar a oficina para fazer as revisões e substituir as peças é uma das coisas que deve ser feita de tempos em tempos. Agir de maneira preventiva é o melhor caminho para evitar problemas como quebras no meio do trajeto.

Além dos cuidados com mecânicas e pneus é necessário cuidar do baú. É necessário que ele esteja em boas condições, sem furos ou vazamentos que permitam, por exemplo, a entrada de água da chuva. Se isso acontecer pode danificar toda carga.

  1. Contratar um seguro de caminhão para terceiros e para o veículo

Contratar um seguro é o melhor investimento que se pode fazer, pois, o valor do veículo é elevado e ele está sujeito a sinistros. Essa proteção vai além das coberturas do DPVAT, garantindo maior tranquilidade financeira ao motorista e empresas.

Um seguro para caminhão pode cobrir roubo, furto ou colisão, sendo essas as principais preocupações dos motoristas já que são as mais frequentes. Existe também o seguro para transporte de cargas, o que confere maior tranquilidade ao motorista e donos de empresas.

Além disso, ter um seguro de caminhão para terceiros pode ser bastante útil para evitar prejuízos. Nesse caso, se o motorista se distrair ou perder o controle do veículo causando danos a outros, não precisará pagar do próprio bolso. Ele terá o seguro para cobrir essa despesa.

  1. A tecnologia proporciona mais segurança

Não são raras as notícias de roubo de cargas ou de caminhões. Existem recursos tecnológicos que podem ser usados como aliados na prevenção desse tipo de problema.

Ter um rastreador permite monitorar o veículo e saber se ele está seguindo a rota planejada. Em caso de desvio é possível fazer o bloqueio do veículo ou adotar outras medidas que impeçam a ação dos bandidos.

Outros recursos também podem ajudar os motoristas e conseguir mais trabalho. Quando utilizam o serviço de telemetria, eles compartilham dados.

Por exemplo, o contratante consegue ver a rota que está sendo feita, velocidade média, frenagens, acelerações locais de parada e outros que podem afetar a carga. Esse acompanhamento traz mais segurança para o contratante, pois, a todo momento ele saber como está o seu produto.

  1. Saber identificar a documentação correta para o transporte

O transporte de cargas precisa seguir uma série de regras, cada produto deve estar em uma embalagem adequada, existe limite de peso e outros.

Para transportar é preciso ter uma declaração do que está sendo transportado, licença de transporte, capacitação dos veículos e outros. Quando se trata de cargas perigosas existem outras exigências como curso com certificação para transporte, identificação do caminhão, etc.

Antes de sair do local de carregamento é preciso verificar se a empresa entregou todos os documentos exigidos para que o transportador não tenha problemas na estrada. Além disso, os documentos dos motoristas devem estar condizentes com o produto transportado.

  1. Ter recursos para facilitar a rotina

A tecnologia pode ser uma aliada não apenas no monitoramento, ela traz uma série de outros recursos. Por exemplo, caminhões com plataformas elevatórias podem ajudar no carregamento.

Aplicativos de rotas ajudam a encontrar o melhor caminho, já os de combustível ajudam a poupar dinheiro com o abastecimento. Há sites e apps que ajudam e conectam transportadores e empresas para que o frete seja realizado, assim não é preciso voltar vazio.

Quanto mais recursos tiver, o trabalho ficará mais simples, além de conseguir economizar com eles.

O transporte de cargas é essencial no país, mas, os profissionais precisam estar atentos aos perigos e exigências. Ter um seguro de caminhão para terceiros e garantir a documentação correta, podem evitar problemas e tornar o transporte mais tranquilo.

Por: Jeniffer Elaina, da Smartia.com.br.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.