PROGRAMA CCBB EDUCATIVO – ARTE E EDUCAÇÃO

Semana tem Transversalidades, com curso para educadores

 

Nesta quarta 10, o CCBB Educativo realiza em ambiente digital o curso “Literatura e escrita reflexiva:  aproximação para formação de educadores”, ministrado pela doutora em educação Luiza Christov. A atividade discute a Literatura, manifestação artística e cultural marcada por complexidade e emocionalidade presentes na vida humana, apresentando um discurso fértil para processos formativos de educadores, além de ser inspiradora para uma escrita reflexiva.

O curso faz parte do módulo Transversalidades, que realiza cursos voltados para para professores e educadores, e aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições às urgências e reflexões cotidianas. Ministrado por profissionais convidados de áreas diversas, conta com intérprete de Libras e tem entre seus temas as práticas artísticas, pedagógicas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios.

Ao longo da semana também poderão ser marcadas visitas online à exposição “Egito Antigo- Do Cotidiado à Antiguidade” para grupos escolares e demais instituições relaconadas à educação, arte e cultura.

 

MOMENTO ESPECIAL

Em respeito ao decreto publicado pelo Governo do Distrito Federal, com medidas de contenção ao contágio pelo novo coronavírus, o programa CCBB Educativo-Arte e Educação está funcionando, exclusivamente, neste período de restrições.

 

SUCESSOS DO PROGRAMA CCBB EDUCATIVO ACESSÍVEL PELO SITE

A todo momento, o público também poderá visitar o site www.ccbbeducativo.com  para acessar um vasto acervo de atividades digitais já realizadas. Destaque para Com a Palavra, em que especialistas conduzem visitas por exposições de sucesso que passaram pelo CCBB, a exemplo de Linhas da Vida, de Chiharu Shiota, edições dos cursos Tranversalidades, ambas as atividades com tradução em libras e Pílulas Mediadas às exposições “Egito Antigo- do Cotidiano à Antiguidade”, “Ivan Serpa” e “Alphonse Mucha”. No site estão disponíveis mais de 100 atividades para crianças e famílias e cerca de 200 conteúdos voltados à comunidade escolar, artistas e público em geral. O acervo aborda assuntos transversais entre arte, cultura, educação e contemporaneidade.

 

SOBRE O CCBB EDUCATIVO

Mensalmente, o CCBB Educativo – Arte & Educação oferece visitas educativas, cursos, oficinas, encontros e práticas culturais. As atividades dialogam com a programação do CCBB e destinam-se a todos os públicos, com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.

 

–Programação completa no site: www.ccbbeducativo.com

 

PROGRAMAÇÃO

10/03- TRANSVERSALIDADES  #1 — “Literatura e escrita reflexiva:  aproximação para formação de educadores”, com Luiza Christov

Curso para educadores ministrado por Luiza Helena da Silva Christov, doutora e mestre em Educação (PUC-SP) e professora e pesquisadora aposentada do Programa de Pós Graduação em Artes/ Instituto de Artes da UNESP, atuando no mestrado e doutorado. Lidera o grupo de pesquisa Arte e formação de educadores, do CNPq.  Colabora com A Casa Tombada em diferentes projetos coordenando grupos de estudos e ministrando disciplinas em seus cursos de Pós Graduação-especialização. Coordenou a Licenciatura em Ciências Humanas da Faculdade SESI-SP de Educação e o curso de Pós Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica. Colaborou com a Fundação Carlos Chagas para pesquisas sobre educação no Brasil. É idealizadora da coleção Coordenadores Pedagógicos – Editora Loyola.  Atuou como colaboradora:  com o Instituto Paulo Freire; com a rede SESI de educação; com diferentes secretarias municipais de educação e com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Foi consultora do Programa Fábrica de Cultura-Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo. Escreve e pesquisa a partir de referências geradas nos seguintes campos: arte e educação; coordenação pedagógica; filosofia; estética e ética; psicologia da educação; conhecimento e formação docente. Realizou estágios de pós doutoramento junto à Universidade de Barcelona (Espanha) e junto ao Teachers College da Universidade de Columbia (EUA).

Serviço:

Quarta-feira, às 19h

Duração: 2h

Encontro em formato webinar. 

Acessível em Libras 

Vagas: 500 

Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação

Inscrições: www.ccbbeducativo.com 

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 16 anos 

 

VISITAS ONLINE AGENDADAS

Sinopse: Atividades de mediação cultural para escolas e outras instituições em grupos de 10 a 45 pessoas, nos turnos da manhã, tarde e noite.

As visitas mediadas realizadas pelos educadores são sempre pautadas pela conversa em torno de temas relevantes do presente, como as produções artísticas que nos ajudam a compreendê-lo e o patrimônio cultural como forma de construção de nossa identidade, levando em consideração a pluralidade de nossos públicos.

Na modalidade virtual, as visitas acontecem mantendo essa vocação. Acreditamos que é possível manter a intensidade e a potência das conversas, mesmo à distância. A partir de ativações, questões e de uma escuta sempre atenta às experiências do público, os educadores prepararam visitas com temas distintos.

As atividades envolvem o contato com conteúdos das exposições em conversas e exercícios de reflexão e invenção, preparados e acessíveis para pessoas de todas as idades.

Serviço:

Duração: 0h50 ou 1h40. 

Capacidade: grupos de até 45 pessoas, com mínimo de 10 participantes.

Classificação indicativa: a partir de 5 anos. 

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitas

 

Assessoria de imprensa CCBB Educativo – Conteúdo Comunicação

Adriana Morais- (61) 98156-9563

Charlotte Vilela- (61) 98151-2400

conteudocomunicacao@gmail.com

 

Assessoria de imprensa CCBB: Pedro Emídio – pedro.emidio@bb.com.br – (61) 98478-8416

CCBB Brasília

Aberto de terça a domingo das 9h às 21h

SCES Trecho 2 – Brasília/DF | Tel.: (61) 3108-7600

E-mail: ccbbdf@bb.com.br   Site: bb.com.br/cultura

Redes sociais: facebook.com/ccbb.brasilia, twitter.com/CCBB_DF e instagram.com/ccbbbrasil

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.