Sambar&Love: Após descobrir que seria pai, engenheiro cria loja de camisetas para garantir renda extra

 Em menos de cinco anos, o “quebra galho” ja é sucesso entre famosos como Neymar e o ator Thiago Martins

 

“Vou vender camisetas por algum tempando. Só até o meu filho nascer”. Esse era o objetivo do  engenheiro Bruno Rafael, de 37 anos, quando criou a Sambar&Love, em 2015. O negócio começou tímido e com apenas algumas estampas. Seria apenas um “quebra galho” durante alguns meses. Mas a criatividade, humor e irreverência transformaram a confraria brasiliense em sucesso nacional.

 

Em apenas quatro anos de existência, a Sambar&Love reúne mais de 200 mil seguidores  nas redes sociais e um número expressivo de clientes no Distrito Federal e Rio de Janeiro. “Começamos com apenas nove estampas de camisetas com frases de futebol. Hoje, temos mais de 400. Os próprios clientes nos sugerem”, conta Bruno Rafael. Entre os clientes estão o craque Neymar e o ator e cantor Thiago Martins.

 

A venda começou apenas para os amigos mais próximos. “Comemorava quando vendíamos R$ 400 no mês. Era o marco”, relembra Bruno. No final de 2016, o engenheiro percebeu uma queda no número de vendas. A solução foi vender todas as camisetas por R$29,90 para se desfazer do negócio. Na época, o filho de Bruno Rafael ainda não tinha nascido.

 

“Eu ficava pensando: sou capitão do Exército, engenheiro e fico andando com camisetas dentro do carro. Bateu o desânimo. Mas em seguida veio a ideia: Por quê não juntar frases bacanas, inspiradas na página do Facebook  Cenas Lamentáveis, com um design mais moderno?”, conta o criador da confraria.

 

Bruno conta que produziu nove camisetas e publicou nas redes sociais. A postagem bombou em comentários, curtidas e compartilhamentos. Uma nova fase da Sambar&Love estava por vir. “No final de 2017, minha sala do trabalho era cheia de caixas, camisetas e pedidos de todo o país. Fizemos algumas estampas com frases do Galvão Bueno e as vendas cresceram. Já no Carnaval de 2018, as vendas dobraram. Meu filho estava aprendendo a andar e já até tropeçava nas caixas. Foi aí que percebemos que não se tratava mais de um hobby
”, explica.

 

Bruno alugou uma sala de 40m² que funcionava como um showroom. Porém, dois meses depois, veio o  boom do negócio: a Copa do Mundo. “O Thiago Martins usou uma camiseta, que até hoje é a mais vendida, em um show. Depois que ele postou no Instagram, tivemos mais de 100 pedidos”, conta. A blusa levava a frase: “Deus me livre, mas quem me dera”.

 

Atualmente,  a Sambar&Love conta com showroom no Sudoeste (CLSW 303) e em breve planeja abrir novas unidades, inclusive fora do Distrito Federal. No local é possível imprimir a estampa da escolha do cliente, na hora. Grande parte das vendas também é feita pela internet, no site: usesambarelove.com.br.

 

Ifood de camisetas

 

Em 2021, mais um passo foi dado para a expansão da marca. Bruno comprou uma máquina que funciona como uma espécie de aplicativo de comidas. O cliente escolhe a estampa e apenas em um minuto, a camiseta fica pronta.

 

Parceria de sucesso

 

Criadora da LUMAS –  marca lançada em meio a pandemia que reforça o empoderamento feminino – Fernanda Sales agora também é sócia do Sambar&Love. Juntos, a dupla pretende expandir o negócio e atingir mais capitais do país.

 

“Juntos, vamos conseguir expandir o negócio ainda mais e atingir clientes de todo o país com muita qualidade e criatividade”, comemora Fernanda.

 

DF se destaca no PIB criativo nacional

 

Os negócios relacionados à criatividade geraram uma riqueza de R$155,6 bilhões para o país, de acordo com o mais recente levantamento de âmbito nacional sobre o tema, a quinta edição do “Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil”, realizado pela Firjan – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Os números demonstram que o Distrito Federal oferece grande potencial nos negócios relacionados à criatividade.

 

A capital ocupa o terceiro lugar do ranking brasileiro do chamado PIB criativo, atrás apenas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. No comparativo com os dados da pesquisa anterior, o DF apresentou uma elevação de 20,4% no número de postos de trabalho oferecidos na Economia Criativa.

 

A remuneração média mensal desses profissionais no DF é a segunda maior do país, abaixo apenas da praticada em São Paulo, tendo a região os mais altos níveis de rendimentos para profissionais de arquitetura e edição. Com base nesse potencial, o Território Criativo nasce para estimular o desenvolvimento econômico ao oferecer formação a atuais e futuros empreendedores criativos de toda a região, com foco no fomento a um ecossistema de Economia Criativa, uma vocação natural do DF, que tem 91% de seu PIB concentrado em Serviços, segundo dados do IBGE.

 

Sambar&Love

Showroom: CLSW 303 bloco C Loja 59/61 – Sudoeste – Brasília-DF

www.usesambarelove.com.br

Siga: @usesambarelove

 

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