Iges-DF reforça orientações para prevenir a covid-19 entre colaboradores

0

Treinamento ocorreu na sede administrativa, na Asa Norte, e será feito também na unidade do SIA

Os colaboradores do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) reforçaram, nesta quinta-feira (4), as medidas sanitárias necessárias para a prevenção da covid-19 na sede administrativa da instituição, no Edifício PO 700, Asa Norte.
A iniciativa, organizada pela Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep), visa impedir a incidência de infecção nas unidades administrativas do Iges. Sentados em suas respectivas mesas de trabalho, os colaboradores receberam orientações sobre como higienizar corretamente as mãos e as superfícies e sobre o uso, a troca e o armazenamento das máscaras faciais.
As instruções ficaram sob responsabilidade do chefe do Núcleo da Educação, Paulo Estevão, e da enfermeira de Educação, Gabriela Meireles. “É sempre importante reforçar os cuidados sanitários, para evitar a proliferação do coronavírus no ambiente de trabalho”, destacou Estevão.
O treinamento continua nesta sexta-feira (5), desta vez na unidade administrativa do Iges localizada no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).
Infecção do vírus
As mãos, ressalta a enfermeira Gabriela, são os principais vetores de contaminação do vírus. “Uma pessoa pode se infectar com o vírus ao tocar em superfícies e em objetos contaminados e depois encostar nos olhos, no nariz ou na boca”, explica a profissional. “Por isso, a importância de lavar corretamente as mãos.”
Para demonstração correta da higienização das mãos, os profissionais convidaram voluntários a simular uma lavagem usando luvas hospitalares. No lugar do sabão foi usada uma tinta colorida. De olhos fechados, os participantes lavavam as mãos da maneira que consideravam correta. “Ao abrir os olhos, eles perceberam alguns espaços sem tinta, e consequentemente, desprotegidos”, destacou a enfermeira Gabriela.
Os capacitadores também aproveitaram para falar sobre a importância do uso de máscaras durante o trabalho e a necessidade de troca a cada quatro horas no máximo. “Além disso, é necessário higienizá-las corretamente depois do uso, com sabão e água sanitária. Depois secá-las ao sol”, salientou Paulo, durante a apresentação.
Para auxiliar nas orientações, foi distribuído material explicativo impresso. “Essa foi a forma que encontramos de educar nossos colaboradores e fazê-los se sentirem mais seguros no ambiente de trabalho”, explicou Larissa Miriam, gerente de Gestão do Conhecimento.
Cuidado com os colaboradores
Desde dezembro de 2020, o Iges-DF promove treinamentos com colaboradores de diferentes setores das unidades de saúde sob sua administração para evitar o aumento de casos de infecção pelo novo coronavírus.
Nas capacitações conduzidas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), foram treinados, até o momento, 4 mil pessoas, entre maqueiros, seguranças, profissionais do projeto Humanizar, colaboradores da Central de Material Esterilizado, entre outros.
Já o treinamento de hoje, organizado pela primeira vez pela Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa, estima treinar, até esta sexta-feira (5), 212 pessoas da área administrativa.
 
 
Texto: Thaís Umbelino
Fotos: Davidyson Damasceno/Ascom Iges-DF
anuncio patrocinado