Entenda o que muda com todo o estado de SP na fase vermelha

Para frear avanço da pandemia, governo classificou todas as regiões do estado na etapa mais restritiva do plano de flexibilização

 

O governo de São Paulo classificou, nesta quarta-feira (3), todo o estado na fase vermelha, a mais restritiva do plano de flexibilização das atividades econômicas. A determinação vem para tentar frear a alta de casos, internações e mortes por covid-19 e começa a valer a partir da 00h do sábado (6). Mas o que muda no dia a dia com a reclassificação?

Com a mudança, que pretende impedir o avanço da doença, as regiões de Araçatuba, Piracicaba, Baixada Santista, São José do Rio Preto, Franca, Sorocaba, Campinas, São João da Boa Vista, Registro, Grande SP e Taubaté passam para a etapa vermelha.

Nesta fase, funcionam somente os serviços considerados essenciais, como farmácias, supermercados e padarias, açougues, postos de combustíveis, lavanderias, meios de transportes, oficinas de veículos, atividades religiosas, hoteis, pousadas, bancos, pet shops e serviços de entrega. Além do funcionamento apenas dos serviços essenciais, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, ressaltou que o toque de restrição das 20h até as 5h deve ser cumprido.

O atendimento presencial em restaurantes, comércios e lanchonetes fica proibido, mas os serviços de entrega podem funcionar normalmente. Shopping centers, academias, salões de beleza e barbearias também não podem abrir. Eventos, convenções e atividades culturais presenciais estão proibidas.

Até então, o Plano São Paulo atendia as determinações anunciadas na sexta-feira (26) pela secretária de Desenvolvimento Regional, Patrícia Ellen. Na ocasião, Grande São Paulo, Campinas, Registro e Sorocaba estavam na fase laranja, a segunda mais restritiva do plano. Marília e Ribeirão Preto foram para a fase vermelha.

De acordo com a 23ª reclassificação, três regiões estavam na fase amarela, oito na laranja e seis na vermelha. Com isso, 76% da população vive em áreas laranjas, 15% nas vermelhas e 9% nas amarelas.

O estado chegou a adotar medidas de restrições como toque de restrição para impedir o funcionamento de festas e eventos a partir das 23h. Além disso, a fase vermelha também já havia sido adotada para conter a disseminação do vírus das 22h às 6h. Apesar das medidas, os números de internações continuaram a crescer e hoje diversos municípios do interior, como Araraquara e Mogi Guaçu, adotaram medidas de lockdown mais rídigas.

Mesmo com as proibições no funcionamento de bares e restrições para restaurantes, membros do Centro de Contingenciamento avaliaram que a situação do estado e de todo o país era crítica. O estado apresentou, na 9ª semana epidemiológica, 14,7% a mais de internações por covid-19 do que o registrado no pico da primeira onda da doença, em julho do ano passado.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.