Conheça os florais que ajudam a combater a compulsão alimentar 

0
close on a bottle of essential oil with aromatic fresh plant

Números confirmam que, na pandemia, os brasileiros sofreram mais com a doença mental

A sua fome é psicológica ou físiológica? Muitas pessoas fazem da comida uma válvula de escape e, descontam nela, seus sentimentos e frustrações. Estresse, ansiedade, ociosidade, insegurança, entre outros desequilíbrios emocionais, podem ser a causa dos quilinhos a mais.
Dado publicado por um grupo de pesquisadores das áreas de endocrinologia, psicologia e patologia apontou que, quatro em cada dez brasileiros, engordaram durante a pandemia. Quase metade dos entrevistados confirmaram sentir mais vontade de comer neste período de isolamento e espera da vacina. Recentemente, a atriz Cleo Pires, afirmou estar fazendo tratamento para controlar a compulsão alimentar que surgiu depois de alguns problemas psicológicos.
Segundo a terapeuta floral e aromaterapeuta, Márcia Rissato, formada pelo Instituto Bach do Brasil e pela Nelson’s World, na Inglaterra, é preciso distinguir o que é fome e o que é impulso. A fome é uma necessidade fisiológica que o organismo tem de repor a energia gasta para sobreviver. Já o impulso está diretamente ligado às emoções e não é uma necessidade. É um hábito. Voltar-se para a comida em momentos de estresse e ansiedade, é muito comum e, a terapia floral, pode ajudar a reverter esse processo de forma natural.
A especialista listou os florais indicados para combater cada sentimento que pode ser um gatilho para a compulsão alimentar:
– Desânimo: O floral que trás fé, ânimo para seguir em frente, é o GENTIAN é o Floral de Bach™.
– Pânico: ele geralmente surge quando os medos se instalam. Para este caso, o mais indicado é o  ROCK ROSE é o Floral  de Bach™.
– Falta de controle: o autocontrole é essencial, principalmente em relação aos sentimentos, por isso, o Floral de Bach™ Original CHERRY PLUM, mantém o equilíbrio e garante o controle emocional.
– Tristeza: Um dos primeiros estágios da depressão, é preciso estra alerta para este sentimento. Para aliviar essa dor emocional, invista no MUSTARD é o Floral de Bach™ Original que alivia esse sofrimento.
“Além dos florais, os óleos cítricos também são ótimos para serem incluídos na rotinas, eles trazem energia e trabalham a tristeza”, afirma Márcia Rissato.
Sobre a especialista:
Márcia Rissato é terapeuta floral e aromaterapeuta. Formada pelo Instituto Bach do Brasil, pela Nelson’s World, na Inglaterra, é também formada em aromaterapia pela Saje Wellness no Canadá e Tisserand Brasil. Autora do livro “Frases e Flores do Dr Edward Bach”, fundou também a Escola Monas que forma centenas de terapeutas florais todos os ano.
anuncio patrocinado