Inseminação caseira x Inseminação artificial

 

A Inseminação artificial é um procedimento usado para levar o sêmen ao útero sem relação sexual.

É indicado para mulheres que têm dificuldade de engravidar ou mulheres que se encontram em uma relação homoafetiva, entre outras. A técnica é feita com um especialista em reprodução humana, pois é preciso tomar medicamentos que estimulem a ovulação e ter um acompanhamento médico.

Por outro lado, existe a inseminação caseira que, infelizmente tem sido a escolha de muitas mulheres. Este método feito em casa, não tem anestesia e nenhum instrumento apropriado, é feito sem acompanhamento médico. Geralmente, é a escolha de mulheres férteis que tem um parceiro infértil, mulheres que não tem parceiros, mulheres em relacionamento homoafetivo, entre outras. O primeiro passo é escolher um doador de sêmen, calcular o período fértil e, aplicar (através de uma seringa), o sêmen do doador. O método pode dar certo, porém coloca em risco a vida da mulher e até do bebê, caso consiga engravidar.

Segundo a médica- diretora do Vida-Centro de Fertilidade, Maria Cecília Erthal, na inseminação caseira, a mulher corre sérios riscos de contrair doenças que possam existir no doador. Mesmo que o doador traga um teste negativo de, por exemplo, HIV, sífilis, hepatite (que são doenças sexualmente transmissíveis e podem ser transmitidas pelo sêmen), muitas das vezes, ele está em um período de janela imunológica, ou seja, ele pode ter o exame negativo mesmo estando infectado. “Isto acontece porque o corpo ainda não respondeu e consequentemente não ‘denunciou’ a presença daquela doença. Tem que aguardar 6 meses para repetir o exame e ter a certeza de que ele não está com nenhuma doença que pode ser transmitida através do sêmen”, afirma a médica.

A especialista explica que no procedimento de inseminação artificial são realizados exames seguros para ter certeza de que está tudo saudável com o doador do sêmen. Vale destacar ainda que, na clinica de reprodução assistida, o sêmen é colocado no local certo. “O lugar certo não é a vagina, é  dentro útero, assim a gente aumenta as chances de sucesso, além de ser mais seguro”, ressalta Maria Cecília.
Outro procedimento realizado na clínica de reprodução assistida que garante segurança é a capacitação seminal. Nesta fase, só os espermatozoides bons são separados e todo o liquido seminal é retirado. A coleta é feita porque, muitas das vezes, quando o líquido seminal entra em contato com o útero, causa reação alérgica e pode danificar a parte interna do órgão.
O ideal é sempre procurar um especialista, uma clínica de reprodução humana para avaliação e não se render às experiências caseiras. Assim, é possível seguir um cronograma de tratamento de acordo com cada caso.
anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.