Em Brasília – DF foi Lançada plataforma de agendamento para 2ª dose da vacina contra Covid-19

Quem vai se imunizar com a CoronaVac entre os dias 22 e 26 deste mês já pode agendar o local e data em um dos drive-thrus disponíveis

 

Com o objetivo de evitar filas e aglomerações e proporcionar maior comodidade aos usuários, a Secretaria de Saúde (SES) lançou, nesta quinta-feira (18), o agendamento da segunda dose da vacina contra a Covid-19. O procedimento poderá ser feito pela internet, na página de vacinação da SES.

São 18.900 vagas para aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac

“O usuário poderá escolher a data e o local de vacinação”, explica o secretário de Saúde, Osnei Okumoto. “Nesse primeiro momento, serão disponibilizadas 18.900 vagas para a aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac que estão agendadas no cartão de vacina entre os dias 22 e 26 de fevereiro. A aplicação será nos drive-thrus.”

No sistema, a pessoa deve preencher alguns dados, como nome completo, data de nascimento, CPF e o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS), além da data da primeira dose e a identificação do laboratório fabricante.

“É de extrema importância agendar a segunda dose da vacina, pois só a primeira dose não garante a imunização completa”Petrus Sanchez, secretário adjunto de Assistência

Durante coletiva de imprensa realizada no Palácio do Buriti, o secretário destacou que o Distrito Federal começou a aplicar a segunda dose da vacina CoronaVac no último dia 8 e que as vacinas para a segunda dose foram guardadas a fim de assegurar a imunização de todos. “É de extrema importância agendar a segunda dose da vacina, pois só a primeira dose não garante a imunização completa”, reforça o secretárioadjunto de Assistência, Petrus Sanchez. “É necessário tomar a vacina no período correto”.

Confira o vídeo:

Plataforma

“Além de evitar o desconforto e a espera de horas, o usuário poderá agendar sua vacina mais perto de casa, na região de saúde que considerar mais cômoda”, explica a subsecretária de Planejamento em Saúde, Christiane Braga. “Em contrapartida, isso vai ajudar na logística, na organização da entrega das doses e na agilidade das aplicações, sem aglomerações.”

162.560doses de CoronaVac já foram enviadas ao DF

Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, as 162.560 doses recebidas da CoronaVac foram divididas em primeira e segunda doses. A dose 2 deve ser aplicada em intervalo de 14 a 28 dias. Já a vacina Oxford/AstraZeneca tem intervalo maior, de até 90 dias – por isso, ainda não há um agendamento disponível.

O objetivo da SES é, futuramente, abrir o agendamento para todas as etapas da vacina, de acordo com a chegada de novas doses ao Distrito Federal. O DF já recebeu três remessas da vacina CoronaVac, totalizando 162.560 doses. Também foram recebidas 41,5 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca. Cerca de 5% dessas dosagens são reservadas tecnicamente para repor eventuais perdas.

Público-alvo

O público da vacina contra Covid-19 foi ampliado com a entrada dos idosos acima de 79 anos. Além desses, a ampliação abrange os seguintes casos:

  • Todos os profissionais da ativa na rede pública de saúde, em todos os níveis de atenção à saúde;
  • Na rede privada, profissionais que atuam na atenção hospitalar;
  • Idosos a partir de 60 anos e pessoas com deficiência que vivem em unidades de acolhimento, bem como os cuidadores que atuam nessas instituições;
  • Povos indígenas que vivem em terras demarcadas;
  • Pacientes internados em casa (home care), assistidos com suporte de ventilação mecânica, e pacientes internados no Núcleo Regional de Atendimento Domiciliar (AD2 e AD3 – internados em casa e acompanhados pelas equipes do Nrad da SES);
  • Trabalhadores dos serviços de Atenção Pré-Hospitalar (APH): resgatistas do Corpo de Bombeiros Militar e outras instituições privadas que prestam esse atendimento específico.

Com informações da SES

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.