8 passos para abrir a sua loja de roupas!

 

Você está pensando em abrir uma loja de moda e trabalhar com fornecedores de roupas? Porém, não sabe por onde começar, mas quer alcançar esse objetivo para ter uma renda extra?

Saiba que durante o período de pandemia, diversos empreendedores tiram as ideias do papel e experimentaram modelos de negócios físicos e digitais para ter o próprio negócio. Se este também é o seu objetivo, veja algumas dicas de como iniciar uma loja de roupas.

 

Como abrir uma loja de roupas?

 

É possível abrir uma loja de roupas de três maneiras: uma loja virtual, física ou uma opção que combine os dois formatos. Você pode escolher atuar nos dois ambientes ou em apenas um deles. 

 

Cada uma exige certas tarefas, tendo limitações e possibilidades distintas.

 

Decida o seu nicho

 

É importante definir o seu nicho desde o início, pois ele te orientará em vários processos. Serão roupas esportivas, opções para festas, sociais ou apenas vestidos, por exemplo? 

 

Talvez seja um negócio de roupas que nasceu de uma necessidade ou ética particular, de roupas sem crueldade ou acessórios para bebês prematuros para uma região mais carente.

 

Alguns pontos a se considerar são:

 

  • Para começar, siga o que você sabe. Se você trabalhou em uma loja que vendia roupas infantis, comece com este segmento;

  • Considere onde você pode ganhar mais dinheiro. Ternos de negócios podem não estar em alta demanda em uma cidade pequena, mas a região pode receber muitos turistas no verão. Nesse caso, talvez seja melhor abrir uma loja voltada para estes visitantes de temporada.

 

Investigue bons locais para a sua loja física

 

A localização é uma das decisões iniciais mais importantes que você tomará ao abrir sua loja de roupas, portanto, conduza uma pesquisa de mercado cuidadosa.

 

Pense no valor, na movimentação ao seu redor, no acesso físico a ela e na facilidade de os fornecedores de roupas entregarem os produtos.

Além disso, verifique também:

 

  • Não se posicione muito perto de lojas idênticas;

  • Locais diferentes e movimentados são bons;

  • Se você estiver fazendo marketing para turistas, por exemplo, localize sua loja perto das principais áreas de atração;

  • Locais próximos de restaurantes e cafés são boas opções;

  • Descubra qual é o valor do aluguel.

 

Determine seus custos operacionais 

 

Descubra quanto custará sua loja antes de abrí-la. Se você não tiver uma visão financeira completa, é improvável que sua loja tenha sucesso no médio prazo.

 

Os custos operacionais, às vezes chamados de despesas gerais ou custos fixos, são aqueles que você precisa pagar, regularmente, apenas para manter a loja aberta.

 

Some todos os custos que permanecem consistentes a cada mês e devem ser pagos. O resultado final será o seu custo operacional.

 

Escolha o modelo comercial mais adequado

 

Antes de inaugurar a sua loja de roupas, você tem que abrir um CNPJ e obter todas as autorizações necessárias. Talvez uma microempresa seja ideal (MEI) neste primeiro momento.

 

Obtenha o alvará de funcionamento 

 

Sua loja de roupas necessita de um alvará que pode ser obtido na prefeitura local. Verifique outros documentos que precisará para manter o estabelecimento aberto. Se necessário, busque orientação no Sebrae ou em um contador de confiança.

 

Entre em contato com atacadistas

 

Para montar o seu estoque, você deverá encontrar e negociar com fornecedores de roupas do setor que pretende atuar. Busque por diversos atacadistas até encontrar as melhores condições para o negócio.

 

Monte o seu estoque

 

Participe de eventos atacadistas e feiras de roupas para encher o estoque. Você pode buscar contatos com fornecedores de roupas e outros vendedores nesses eventos. Aproveite também para pesquisar o que está em alta para o público-alvo e o que os itens que são sucesso na estação para alavancar as suas vendas.

 

Execute as tarefas necessárias aos produtos

 

Seja no ambiente virtual ou físico, uma boa vitrine atrai a atenção e desperta a curiosidade nos consumidores. Desta forma, escolha os itens de maior sucesso e coloque-os em evidência para que funcionem como iscas para o público certo.

Escolha estes mesmos itens para fazer divulgação nas redes sociais e até em aplicativos como o WhatsApp para grupos de consumidores. Teste a aderência e faça os ajustes necessários caso não tenha nenhum engajamento.

 

Outras dicas para intensificar a sua loja de roupas e até encontrar coleções da estação podem ser descobertas no blog/ site da Maré Atacado.

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