Campanha para 2022 já começou no DF

0
DemonstraÁ¿o do uso da urna eletrÙnica para as eleiÁ¿es de 2006.

Embora os políticos sigam com o discurso de que não é hora de discutir eleições, nos bastidores, o assunto é um dos principais. As articulações estão começando e quem deixar para se preparar muito depois pode ficar para trás. O governador Ibaneis Rocha (MDB) deu o start na campanha com um brincadeira nesta semana: “Me esperem em 2022”, disse. Recado que mostra que ele não deve fugir da disputa. Além dele, o senador Izalci Lucas (PSDB) sonha com o GDF e está trabalhando para conquistar novos aliados.

Agendas

Não por acaso, a declaração de Ibaneis ocorreu em uma agenda pública. O emedebista colocou o bloco na rua e tem investido em eventos quase diariamente nas últimas semanas. Nas inaugurações e lançamentos, o governador se aproxima da população das regiões e tenta dar destaque a pautas positivas.

Saúde

Nos bastidores, há muita gente de olho no lugar do secretário de Saúde, Osnei Okumoto. A pasta é importante e causa desgaste, mas dá muita visibilidade e pode ser um grande holofote para quem quer se colocar na disputa em 2022. Conversas em torno do nome de um deputado distrital incomodaram a equipe que vem trabalhando na secretaria em meio à pandemia.

Sem privatização

O BRB está completamente fora dos planos de privatização do governo Ibaneis. A ideia, desde o começo, era excluir a instituição do processo e os bons resultados fizeram com que a estratégia ficasse mais sólida. O BRB divulgou, nesta semana, o balanço de 2020 e bateu recorde no lucro, que chegou a R$ 456 milhões, dos quais R$ 127 milhões vão para os cofres do GDF.

Denúncias

Na Câmara dos Deputados, servidores estão preocupados com o retorno do trabalho presencial e o aumento de visitantes circulando pela Casa. Desde a volta, os casos de covid-19 estão em alta no Congresso. Foi criado um mutirão para organizar imagens e relatos de desrespeito às normas sanitárias. As denúncias, que podem ser anônimas, são encaminhadas por e-mail para o endereço covidcamarafederal@gmail.com.

Treinamento
Em meio à batalha para assumir o comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) postou um vídeo nas redes sociais em que treina boxe e dá socos em um saco de pancadas. “O ano começou com muitos desafios, e estou encarando todos”, escreveu.

Mandou bem
O TCDF lançou uma nova ferramenta para que a população possa acompanhar as ações e as despesas públicas do DF no enfrentamento da pandemia: o hotsite Fiscaliza Covid.

Mandou mal
Segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a variante do novo coronavírus originária no Amazonas é três vezes mais contagiosa do que o vírus original.

A pergunta que não quer calar

O Senado abrirá ou não a CPI da Saúde para apurar a atuação do Governo Federal durante a pandemia?

Só papos

“Uma coisa é certa: os diálogos mostram que Moro, Dallagnol e cia. não estavam à altura moral da missão a que se propunham.”
Cristovam Buarque, ex-senador e ex-governador do DF

“A teoria conspiratória de que a operação perseguiu um ou outro réu é uma farsa com objetivo claro de anular processos e condenações.”
Deltan Dallagnol, procurador da República

anuncio patrocinado
Anunciando...