Sensibilidade até mesmo aos sons do dia a dia? Você pode sofrer de hiperacusia

Pessoas com essa condição se irritam facilmente com barulhos cotidianos

Você está muito incomodado com barulho? Cuidado, pois isso pode ser sinal de uma condição chamada hiperacusia. Pessoas com essa hipersensibilidade não conseguem tolerar nem os níveis normais de sons, independente da frequência. Segundo  o fonoaudiólogo Gleison Barcelos, da clínica Microsom, barulhos do cotidiano, como de ventilador, podem causar irritação no paciente e agravar sintomas como zumbidos, dores de cabeça e até tontura.

Diferentemente da fonofobia, que é o desconforto apenas com determinados sons, Gleison afirma que pessoas com hiperacusia sentem desconforto ao escutar frequências baixas de 40 ou 50 decibéis, sendo que o normal é até 70 decibéis. “O paciente com essa condição não consegue tolerar sons ambientes, perfeitamente suportáveis,  como latido de cachorro, barulhos de lava-louças, toque de telefone, campainha, portas fechando entre outros”, explica.

Essa intolerância também pode ser confundida com a superaudição. Ou seja, há uma amplificação do barulho no ouvido do paciente. “A doença pode afetar até mesmo a vida pessoal e profissional”, alerta o fonoaudiólogo. Nesses casos, o especialista ressalta que não são indicados os protetores auditivos nem o silêncio, pois a ausência de barulho amplia o ganho auditivo central. “Ao sentir os desconfortos excessivos a sons do dia a dia é preciso que a pessoa busque ajuda de um profissional especializado para o tratamento correto”, reforça Gleison.

Sobre a Microsom

O grupo Microsom é referência em saúde auditiva há 33 anos e faz parte da história de Brasília há mais de 20 anos. A clínica tem como objetivo trazer mais qualidade de vida aos seus pacientes com deficiência auditiva, oferecendo tecnologia de ponta. Na capital, a empresária Mariluce Cordeiro está à frente da direção geral, coordenando quatro unidades espalhadas pela cidade.

O grupo foi o primeiro a trazer para o DF, os produtos da linha “VIA AI”, que são aparelhos auditivos com inteligência artificial. Entre as funcionalidades destacamos o sensor de quedas, localizador, tradutor simultâneo e até monitoramento de atividade física e cognitiva. “Nós sempre visamos a satisfação total dos nossos pacientes”, afirma Mariluce.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.