Atenção redobrada aos perigos na internet

Em vídeos, Secretaria de Justiça reúne dicas para que crianças e adolescentes naveguem com segurança na internet

“Um dia, quando postei uma foto na rede social, um desconhecido fez elogios sobre o meu corpo que me deixaram desconfortável e com vergonha. Eu não o respondi nem comentei nada, mesmo assim ele não parou”.

Essa é mais uma história de assédio virtual relatada pela adolescente Yhanne, de 14 anos, que, após passar por essa experiência, aprendeu uma lição: “As coisas só se resolveram quando decidi contar para os meus pais. Por isso, o meu conselho é: converse com os seus responsáveis, se isso estiver acontecendo com você. Isso é muito sério”, recomenda.

Para orientar outros adolescentes e suas famílias a se protegerem dos riscos presentes na web, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) promove a Semana da Internet Segura, que começou nessa segunda-feira (8) e segue até sexta-feira (12).

Perigos reais

Com o tema “Os perigos são reais no mundo virtual. Os cuidados começam na infância”, a ação reúne diversos especialistas no tema para abordar  dicas e orientações para que crianças e adolescentes possam navegar com segurança e aproveitar todas as vantagens das tecnologias. Os vídeos serão disponibilizados na Escola Sejus, no endereço https://escola.sejus.df.gov.br.

O nosso papel é garantir o uso seguro e responsável das tecnologias. A informação é a melhor prevençãoMarcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania

“A Internet é um espaço de diversão, conhecimento e interação. Não podemos impedir que nossas crianças e adolescentes tenham acesso a todas as vantagens que esse mundo virtual oferece. O nosso papel é garantir o uso seguro e responsável das tecnologias. Por isso, estamos promovendo essa campanha e esperamos ajudar as famílias. A informação é a melhor prevenção”, explica a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

O diálogo e o acompanhamento familiar também são ferramentas essenciais na segurança dos nossos jovens internautas, como lembra a subsecretária de Políticas para Crianças e Adolescentes da Sejus, Fabiana Gadelha.

“Você deixaria seu filho ou sua filha sozinha numa praça distante e desconhecida? Provavelmente, a resposta seria não. A internet é uma importante ferramenta de estudo, entretenimento e interação, mas ainda é um espaço com muitos perigos e, por isso, precisamos conversar com nossas crianças e adolescentes sobre os riscos da navegação virtual. Acompanhe, dialogue, interaja, monitore o uso da rede. Aprendam juntos a navegar com segurança”, completa.

A ação é realizada em parceria com o Instituto Alana, a ChildHool Brasil, a SaferNet, o Intervozes e o Instituto Beta: Internet & Democracia (IBIDEM). Também conta com o apoio do Comitê Consultivo de Adolescentes, vinculado ao Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA-DF).

* Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.