Ex-vice-governador do DF Filippelli é alvo de operação por suposto recebimento de propina

Ex-vice-governador teria sido beneficiado com repasses ilegais de empresas aéreas para reduzir alíquota do querosene de avião

 

O ex-vice-governador do Distrito Federal Tadeu Fillipelli é alvo de uma operação do Grupo de Operação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) que está em andamento na manhã desta quarta-feira (03). De acordo com as investigações, ele e o ex-deputado Eduardo Cunha supostamente receberam propina paga por empresas aéreas. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) também participa da ação.

De acordo com informações obtidas pelo JORNAL Correio, as equipes estão na casa dele, na QI 17 do Lago Sul, e também cumprem um mandado de busca na casa da ex-esposa de Filippelli, na QL 10 da mesma região administrativa. Os repasses ilegais teriam sido pagos por empresas aéreas.

Até o momento, os investigadores identificaram a participação das empresas Gol e Tam no esquema. A redução do ICMS, que teria começado no Poder Executivo, foi convertida em lei pela Câmara Legislativa. O esquema teria ocorrido entre 2012 e 2014 e foi identificado a partir de informações obtidas em acordo de delação do doleiro Lúcio Funaro.

O operador de propina para Filippelli seria Afrânio Souza, que teria recebido os recursos ilegais por meio da Objetiva Consultoria e Participações. O ex-vice-governador teria utilizado a compra de imóveis em Taguatinga para lavar dinheiro.

O advogado Alexandre Queiroz, que defende Filippelli, afirmou que só vai se manifestar sobre o caso após ter acesso ao processo. “Vamos pedir acesso aos autos para saber do que realmente se trata, sobre a busca e apreensão e a necessidade dela”, disse.

Em nota, a Gol informou que a companhia permanece cooperando com as autoridades para prestar todas as informações necessárias. Já a Latam disse que não tem informações sobre esta investigação. “A empresa irá colaborar com as autoridades competentes”, diz o texto enviado pela companhia.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.