Comércio reabre em BH hoje, após 21 dias; veja os horários

Decisão pela reabertura dos estabelecimentos comerciais foi divulgada na última sexta-feira (29) em entrevista coletiva

 

O comércio considerado não-essencial volta a funcionar a partir desta segunda-feira (1º), após 21 dias fechado, de acordo com decreto publicado pela Prefeitura de Belo Horizonte. Pelas regrias, os estabelecimentos têm horários de funcionamento determinados e não poderão funcionar aos domingos.

No caso de bares e restaurantes, por exemplo, o consumo de bebidas alcoólicas no local só é permitido entre 11h e 15h, apesar de os estabelecimentos estarem autorizados a funcionar até às 22h.

O anúncio da reabertura do comércio foi feito na última sexta-feira (29), durante uma entrevista coletiva concedida pelo prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD). O chefe do Executivo municipal voltou a pedir desculpas aos comerciantes que tiveram o funcionamento impactado desde o dia 11 de janeiro, mas disse que o sacrifício da cidade “valeu a pena”.

Kalil e o secretário municipal de saúde, Jackson Machado, destacaram a melhoria nos indicadores de monitoramento da covid-19 na cidade.

Entre 8 de janeiro, último dia útil antes do fechamento de parte do comércio, e esta sexta-feira (29), a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) caiu de 83,3% para 74,5%, a taxa de ocupação de leitos de enfermaria caiu de 65,3% para 56,8% e o índice de transmissão por infectados caiu de 1,03 para 0,93.

Comércio

O anúncio foi recebido de forma positiva por entidades ligadas ao comércio. A Fecomércio disse que a decisão de reabrir os estabelecimentos é uma “resposta positiva ao movimento das 24 entidades empresariais que negociaram com a PBH uma reabertura das atividades econômicas na cidade”.

Já a CDL-BH (Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte) a decisão não foi surpresa para a entidade, que afirma ter demonstrado para a prefeitura que, com base nos indicadores, “o comércio poderia ser aberto imediatamente”.

Confira o funcionamento das atividades a partir desta segunda (1º):

. Comércio varejista: segunda-feira a sábado, entre 9h e 20h
. Comércio atacadista: segunda-feira a sábado, entre 5h e 17h
Cabeleireiros, manicures e pedicures: sem restrição de horário
. Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza: sem restrição de horário
. Lojas em galerias e centros comerciais: segunda-feira a sábado, entre 9h e 20h
. Lojas em shopping centers: segunda-feira a sábado, entre 10h e 21h (domingo somente para retirada de produtos no estacionamento, em formato drive-thru, sem restrição de horário)
. Atividades no formato drive-in: diariamente, entre 14h e 23h59min
. Academias: sem restrição de horário
. Bares, restaurantes, cantinas, sorveterias e similares: segunda-feira a sábado, entre 11h e 22h (comercialização de bebidas alcoólicas para consumo no local somente entre 11h e 15h)
. Clubes de serviço, de lazer, sociais, esportivos e similares: sem restrição de horário
. Museus, galerias de arte e exposições: sem restrição de horário
. Cinemas: sem restrição de horário
. Teatros públicos ou privados: horário licenciado (com público sentado)
. Feiras, exposições, congressos e seminários: horário licenciado
. Padarias e lanchonetes: 5h às 22h (permitido consumo no local)

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.