Você sabe como funcionam os copos, as garrafas e as bolsas térmicas?

As garrafas e os copos térmicos costumam ser companheiros fiéis de muitas pessoas. Eles permitem que você mantenha a sua bebida na temperatura em que deseja, sem a necessidade de ter que colocá-la novamente na geladeira ou reaquecê-la em um micro-ondas.

No entanto, você sabe como um copo térmico com tampa ou uma bolsa térmica funciona e de que modo eles são capazes de manter a temperatura por tanto tempo? Se você tinha dúvidas sobre como isso acontece, solucione todas elas com a ajuda deste texto.

Copos e garrafas térmicas

Atualmente, muitos modelos de copos, garrafas e potes térmicos são feitos com aço inox, um tipo de material higiênico, que não oxida e é excelente. A estrutura desses produtos é fabricada com paredes duplas, havendo vácuo entre elas. Isso elimina a condensação e faz com que a temperatura da bebida seja mantida por horas.

Existe uma dica que ajuda a potencializar esse efeito. Caso vá depositar uma bebida quente na garrafa, antes, é recomendado que você a encha com água fervendo e faça movimentos circulares, espalhando o líquido nas paredes internas do inox para aquecê-lo.

A mesma recomendação vale para quando você for colocar alguma bebida fria no objeto: encha-o com água gelada e faça os movimentos para que as paredes do inox resfriem. Isso fará com que o líquido que você depositou na garrafa fique na temperatura que deseja por mais tempo.

Contudo, alguns fatores influenciam essa duração. Um deles são as condições climáticas em que a garrafa é exposta. O calor ou o frio do clima interferem na conservação, podendo diminuir o período em que o líquido fica na temperatura desejada.

Outro aspecto é a quantidade de vezes em que o copo ou a garrafa é aberto. Se você deseja prolongar o efeito, procure usá-los com a devida moderação e certifique-se sempre de fechá-los corretamente.

Bolsas térmicas

Assim como mochilas e lancheiras com essa tecnologia, as bolsas térmicas servem para manter a temperatura interna. Desse modo, quem deseja transportar alimentos de uma forma prática, preservando o bom estado deles por mais tempo, encontra a solução ideal para isso.

Elas são perfeitas para levar alimentos para a academia, o trabalho, a escola ou a faculdade. Se você vai fazer uma viagem longa, elas também são uma opção efetiva e que pode lhe ajudar bastante. Como existem diferentes tamanhos, isso permite que elas sejam utilizadas nos mais variados cenários.

Geralmente, as bolsas são feitas de sarja, na parte externa, e nylon emborrachado, no interior. Entre elas, existe uma espuma que ajuda a manter a temperatura interna. Você também pode colocar gelo para prolongar o efeito sobre os alimentos.

Normalmente, a bolsa térmica consegue até quatro horas de termicidade, mantendo a temperatura dos alimentos durante esse período. Contudo, alguns fatores influenciam nesse tempo. Assim como no caso das garrafas, a quantidade de vezes que você abre a bolsa diminui essa duração, assim como as condições externas do ambiente.

A quantidade de alimentos na bolsa também influencia, assim como a temperatura. Se você colocar um alimento gelado, ele se manterá frio por mais tempo. Agora, caso você opte por colocar comidas quentes, certifique-se que elas estejam em potes herméticos e térmicos para que a perda de calor seja reduzida e não aconteça a proliferação de bactérias.

O que levar na bolsa térmica?

Na bolsa térmica, a pessoa pode guardar frutas, marmitas e bebidas, especialmente as lácteas, desde que estejam devidamente armazenadas em algum recipiente. Elas também são úteis para o transporte de medicamentos que demandam cuidado especial.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.