O que fazer quando a sua Aposentadoria for negada?

A aposentadoria é para os trabalhadores brasileiros que cumprem seus requisitos e garantem no futuro uma renda sem precisar exercer suas atividades laborais.

O responsável  pela aposentadoria e demais benefícios é o Instituto Nacional do Seguro Social.

Como mencionamos acima, para requerer a aposentadoria é necessário cumprir vários requisitos, pois, caso contrário o seu benefício poderá ser negado.

Na matéria de hoje vamos listar alguns pontos importantes para auxiliar você nosso leitor e evitar dores de cabeça no futuro.

Verifique o tempo de contribuição

É normal que o INSS também cometa erros na hora de contabilizar seus períodos e uma vez que você não tenha tempo suficiente de contribuição o pedido da sua aposentadoria será negado.

No site do INSS é possível você simular sua aposentadoria e saber quanto tempo falta para aposentar.

Falta de recolhimento de atividade especial.

A falta de recolhimento de atividade especial é um dos principais motivos para os benefícios serem negados, pois, esta categoria te permite aposentar mais cedo do que o tempo solicitado na aposentadoria comum.

E lembrando que esta aposentadoria é muito cara aos cofres da Previdência e por esta questão a maioria dos benefícios costumam ser negados com facilidade.

Portanto aconselhamos que tenha em mãos o LTCAT e o PPP atualizados, duas documentações muito importante para a comprovação de tal atividade.

Recolhimento de atividade rural ou de pesca

A partir dos 12 anos de idade contará como aposentadoria, o trabalho que foi exercido como regime de economia familiar, sendo agricultura, pecuária, pesca, entre outros.

Neste caso também é importante juntar toda a documentação necessária.

Falta de dados no CNIS

O CNIS significa: Cadastro Nacional de Informações Sociais, ele lista os períodos e valores de contribuições feitas durante suas atividades laborais.

Porém mesmo assim é normal faltar alguns períodos nos documentos e caso isso aconteça você poderá agendar no INSS um pedido de revisão do CNIS.

Falha por parte da empresa

Se a sua empresa não cumpriu com as suas obrigações (Contribuições), automaticamente o seu tempo de contribuição não será registrado e logo a sua aposentadoria será negada.

Com isso você poderá comprovar  através de carteira de trabalho ou contracheques.

Contribuição de empresário ou de autônomo.

Caso o empresário ou autônomo deixe de fazer as suas contribuições ao INSS, automaticamente isso poderá afetar a sua aposentadoria, portanto quite todos os seus débitos pendentes para que seu tempo seja reconhecido.

Conclusão

Esteja atento as nossas dicas para que você garanta todos os requisitos estabelecidos pelo INSS e não corra o risco de ter seu benefício negado, aconselhamos também a fazer um planejamento com algum profissional qualificado, pois, com isso você terá uma visão mais ampla do eu tempo de contribuição e até mesmo os valores que tem direito a receber.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.