O impacto da pandemia no desenvolvimento de crianças

Um estudo revela efeitos da quarentena no crescimento infantil. A Clínica Innova Multi atua com fonoaudiologia para ajudar os pequenos a desenvolver a fala

 

A pandemia do novo coronavírus trouxe novas preocupações para a vida dos pais. Uma pesquisa desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Federação das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) revelou que 88% dos pediatras identificaram que as crianças apresentaram alterações de comportamento durante a pandemia de Covid-19.  Uma das áreas mais afetadas é o estímulo da fala.

Para a criança, a perda dos vínculos com colegas da escola, professores e pessoas externas à família pode trazer consequências ao seu comportamento e muitas vezes um desequilíbrio no desenvolvimento infantil. Esse ponto merece atenção e algumas famílias podem precisar de auxílio em como lidar com a estimulação das aquisições e habilidades dessa faixa etária. Sabrina Queiroz, fonoaudióloga da Clínica Innova Multi, salienta que o estresse de estar sempre em casa pode ser um aliado para o atraso do desenvolvimento da fala. “Com a pandemia e o estresse, essas crianças tendem a ficar mais em jogos, celulares e mesmo com o maior tempo de convivência com as famílias, o diálogo fica prejudicado por não haver estimulação”, completa a especialista

Para estimular o desenvolvimento das crianças, os pais podem criar rotinas, preferir estímulos de qualidade a estímulos excessivos, reconhecer e entender as demandas de crescimento de cada criança. Outro ponto importante, principalmente na evolução da fala, é o acompanhamento fonoaudiólogo. “A vacina também traz esperança para o retorno dessas crianças em seu convívio social, nas escolas, creches, parquinhos”, finaliza Sabrina.

A Clínica Innova possui atuação multidisciplinar e conta, em seu corpo clínico, com profissionais da área de Nutrição, Psicologia, Fonoaudiologia, Odontologia, Estética, Terapia Ocupacional, entre outros. Além do profissional de fonoaudiologia no desenvolvimento da fala das crianças, o acompanhamento psicológico também é importante para lidar com questões comportamentais como o estresse e ansiedade infantil.

O atendimento, no espaço, possibilita um acompanhamento completo do paciente, em que se associa procedimentos de ponta, a fim de alcançar os resultados almejados com maior eficácia.

Serviço | Clínica Innova Multi

Local: CLSW 105 Bloco A – Sudoeste

Telefone: (61) 99317-2436

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.