Atualização traz autenticação por biometria no WhatsApp Web

A biometria no WhatsApp Web será exigida toda vez que o usuário tentar ler um QR Code para logar no navegador ou computador

 

Um novo recurso de segurança para acessar o WhatsApp no computador começou a ser liberado nesta quinta-feira (28), e deve estar disponível em breve para todos os usuários. A biometria no WhatsApp Web será ativada como padrão em smartphones que possuem a função de reconhecimento facial ou leitor de impressão digital.

O mensageiro vai usar as informações biométricas cadastradas nos smartphones para ativar a nova função de autenticação, mas a empresa informou que não vai acessar ou coletar “os dados de rosto ou impressão digital” dos usuários.

https://twitter.com/WhatsApp/status/1354700879312560128?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1354700879312560128%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.showmetech.com.br%2Fautenticacao-por-biometria-no-whatsapp-web%2F

 

Como o recurso será habilitado como padrão em todos os dispositivos que tenham a autenticação por biometria habilitada, só será possível remover a autenticação se o dono do celular desabilitar a leitura de digital ou o reconhecimento facial no aparelho. Caso contrário, não existe uma opção para desativar o recurso de biometria no WhatsApp Web.

A partir de agora, toda vez que algum usuário for fazer login pelo navegador ou pelo computador será preciso fazer a autenticação biométrica antes da leitura do QR Code, que libera o acesso para a versão web do aplicativo. A função de biometria no Whatsapp Web vai garantir uma camada extra de proteção aos usuários do mensageiro, evitando que pessoas não autorizadas tenham acesso fácil a conta e consigam ler as mensagens. A função também vai permitir que a sessão continue ativa mesmo se o navegador for fechado, o que não acontecia antes.

Quem vai poder usar a biometria no WhatsApp Web?

Biometria no whatsapp web
Novo recurso de segurança estará disponível somente para celulares com proteção por biometria

A biometria no WhatsApp Web será liberada nos smartphones com sistema Android e que tenham desbloqueio por íris, impressão digital ou reconhecimento facial ativado. Até o momento, não foi divulgado quais versões do Android irão receber a novidade. No caso dos iPhones a atualização deve chegar apenas para os modelos que operam com iOS 14 e tenham Touch ID ou Face ID habilitado.

Além de poder usar a autenticação por biometria no WhatsApp Web ou desktop, será possível usar o recurso para desbloquear o acesso ao WhatsApp pelo smartphone. Assim, toda vez que usuário for abrir o aplicativo pelo celular será preciso fazer a autenticação biométrica. Ou seja, mesmo se você esquecer o celular desbloqueado, outra pessoa não vai conseguir acessar o seu WhatsApp, pois será preciso fazer a autenticação sempre que alguém for abrir o aplicativo.

A empresa informou ainda que o visual do app também vai receber atualizações, com o intuito de facilitar o controle dos dispositivos conectados à conta. No final do ano passado, a empresa já tinha anunciado algumas novidades como chamadas de vídeo via WhatsApp Web e a função de mensagens temporárias. E ainda são esperadas novas atualizações para 2021.

Atualize o WhatsApp através da Play Store para Android e da App Store para iPhone para ter acesso ao novo recurso.

Fonte: WhatsApp [1] [2]MAC RumorsMSPowerUserThe Next Web

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.