Alternativas para empresários economizarem na pandemia

Sem saída, muitos empresários tiveram que se reinventarem para dar fôlego aos seus negócios

Durante a pandemia vários empresários tiveram seus negócios afetados e viram a necessidade de se reinventar, mudar e se adaptar ao novo.

Muitas dificuldades surgiram e o fator financeiro foi algo que fez diferença para muitos que tiveram que buscar alternativas para sobreviver durante a crise.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae no começo da pandemia, entre março e abril de 2020, 88% dos empresários tiveram queda do seu faturamento, recorrendo a empréstimos e alguns deles sendo negados.

De acordo com a Você S.A, uma pesquisa realizada em 2020 86% dos empreendedores que buscaram empréstimo na pandemia, não conseguiram e o restante tentam a todo custo evitar aquisição de empréstimos para continuar mantendo suas operações.

Em um momento difícil que coloca em jogo o seu negócio, é preciso resiliência, decisões rápidas, gestão do fluxo de caixa e adaptação.

Sem fórmula mágica e cada um lidando com as próprias vantagens dos seus negócios, algumas alternativas foram tomadas e entre elas, além da tentativa de empréstimos, a retirada dos fundos de caixa, levantamento e venda de imóveis, na busca por levantar valores para manter as contas em dia. Alguns empresários recorreram também a ajuda de parentes e amigos, negociação com fornecedores e empréstimos com microempresas.

Uma das alternativas, que muitos empresários ainda não utilizam ou utilizam em último caso é a antecipação de recebíveis. E uma das referências no Brasil nesse ramo é o HCBANK, que oferece uma taxa de antecipação mensal, de até 0.85% o que justifica os clientes não precisarem recorrer a empréstimos e utilizar o próprio giro do seu negócio para sair dessa situação difícil que o país está passando.  Hyago Cavalcante representante do HC BANK no Brasil, afirma “Um dos maiores erros dos empresários é não se atentar as alternativas que o mercado nos oferecem, quando precisamos de dinheiro buscamos fazer um empréstimos, porem existem outras alternativas como antecipação de recebíveis, que é mais barato e mais rápido.”

Gestão no meio da crise, inteligência para lidar com a parte financeira sem dúvidas tem ajudado os empresários nesse momento atual, para abrir os olhos para algo que estava passando despercebido: falta de gestão financeira inteligente, pode trazer problemas grandiosos e pegar de surpresa, quem nunca espera um imprevisto como está sendo passar pela pandemia.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.