BRASILEIRA É DESTAQUE NA LISTA FORBES UNDER 30, RECONHECIDA COMO INVENTORA DO ANO PELO MIT TECHNOLOGY REVIEW E UMA DAS 35 JOVENS MAIS INOVADORAS DA AMÉRICA LATINA EM 2020

A mineira Amanda Pinto, de 29 anos, idealizadora e fundadora do N.OVO, spin-off foodtech do Grupo Mantiqueira voltada para a produção de alimentos plant based, acaba de entrar na lista da FORBES Under 30, que destaca os principais empreendedores, criadores e game-changers nesta faixa etária que revolucionaram os mercados em que atuam. No Brasil, a edição especial de dezembro de 2020/janeiro de 2021 contou com 90 destaques, distribuídos em 15 categorias.
Também em dezembro de 2020, a jovem empresária recebeu um dos principais reconhecimentos internacionais de tecnologia da América Latina, como ” A INVENTORA DO ANO ” e como “INNOVATORS UNDER 35” de 2020, prêmio anual concedido pela revista MIT Technology Review, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, para os 35 principais inovadores da América Latina com menos de 35 anos.
Pela publicação, Amanda foi reconhecida pelo pioneirismo, criação e tecnologia do primeiro alimento foodtech do país, o único substituto de ovos do Brasil, à base de plantas.  Amanda vem se dedicando a tornar mais sustentável a forma de produção de alimentos inclusivos, plant based, que convidam a reflexão de uma consciência alimentar, com o objetivo de solucionar um dos maiores problemas globais da humanidade: o futuro da alimentação do planeta.
Hoje à frente do N.OVO, que tem em seu portfólio alimentos a base de plantas, como o substituto de ovos para receitas, ovos mexidos e maioneses,  a empreendedora conta que foram necessários mais de 3 anos viagens dedicadas à pesquisa e desenvolvimento, nos principais núcleos e simpósios mundiais de referência em inovação no Vale do Silício, até chegar as fórmulas ideais de cada produto.
” Fico muito feliz em ser reconhecida pelo MIT, como a inventora do ano e como uma “Innovator Under 35″. Há mais de 3 anos venho me dedicando a melhorar a forma como produzimos alimentos, de forma inovadora e sustentável, com o intuito de endereçar um dos maiores problemas globais. Mesmo sabendo que estou apenas no início desta jornada , um reconhecimento como este só me mostra, que estou no caminho certo”, comemora Amanda Pinto no seu Instagram*.
Fruto de uma geração desbravadora e informada, antes de iniciar a jornada, rumo ao futuro da alimentação do planeta, Amanda fez pós em marketing pela Universidade de Berkeley. Depois foi Head de Inovação e Marketing do Grupo Mantiqueira ,maior produtor de ovos do Brasil, onde recebeu o Prêmio de Marketing Contemporâneo da ABM. Como gestora de novos projetos da Mantiqueira, foi responsável pelo rebranding da marca e criação de portfolio de produtos, para diferentes perfis, além de idealizar a primeira granja do grupo, com produção de ovos de galinhas livres de gaiolas e os “Ovos Solidários”, produto social, com parte da renda revertida a grandes instituições.
Sobre o N.OVO: Depois do lançamento do primeiro substituto de ovos para receitas, em março de 2019; a spin-off foodtech do Grupo Mantiqueira, comandada por ela, acaba de ampliar seu portfólio de produtos, também direcionados a flexitarianos, veganos e ao crescente público de intolerantes e alérgicos. Chega às gôndolas dos supermercados no primeiro trimestre de 2021, a versão inédita plant based, para o preparo de ovos mexido e omeletes, com sabor e consistência idênticos ao ovo tradicional.  O N.OVO Mexido, inédito até então no Brasil, tem composição desenvolvida a partir de tecnologia inovadora, com sabor e textura, idênticas ao ovo in natura. Sua fórmula à base de soja e ervilha (duas fontes proteicas vegetais), ainda contém extrato de cúrcuma, raiz com ação antioxidante e anti-inflamatória, grande aliada no fortalecimento do sistema imunológico. O produto vegano é também livre de transgênicos, não contém glúten, leite, gorduras trans e colesterol.  Apresentado na versão em pó, tem preparo fácil, sendo necessário apenas adicionar água e colocar na panela.
Outro lançamento de sua autoria é um trio saborosíssimo de maioneses, 100% feitas de plantas e totalmente livres de transgênicos. Disponível nos sabores gourmets tradicional, lemon pepper e ervas finas, são elaboradas a partir de um mix de vegetais e óleo de girassol – fonte natural de gorduras poliinsaturadas – e com aromas 100% naturais. A nova linha foi desenvolvida pelo setor de P&D da empresa e está inicialmente disponível em supermercados e lojas especializadas em São Paulo e no Rio de Janeiro.
A empreendedora investiu no retrofit da marca, e comemora  a evolução alcançada em pouco mais de um ano do lançamento do primeiro produto, que além de saborosos e de altíssima qualidade, ainda colaboram com a solução de grandes problemas globais, causados pela forma como a população se alimenta. Com os novos produtos,  pretende ampliar a parceria da marca com os clientes atuais e também aumentar a distribuição, para mais de 1000 pontos de venda no país. A primeira versão do N.OVO Receitas já pode ser encontrada nas cinco regiões do Brasil e já cruzou fronteiras, lançado na Noruega, onde está sendo feita a primeira experiência internacional. Hoje, a marca comunica a sua expansão, com novos produtos e um plano de crescimento arrojado, superior a três dígitos já para 2021.
Mini bio Amanda Pinto – idealizadora e fundadora do N.OVO, a spin-off foodtech do Grupo Mantiqueira:
Amanda Pinto, 29 anos, vem se dedicando a tornar mais sustentável a forma de produção de alimentos inclusivos, plant based, com o objetivo de solucionar o futuro da alimentação do planeta.
Com pós em marketing pela Universidade de Berkeley,  foi Head de Inovação e Marketing do Grupo Mantiqueira ,maior produtor de ovos do Brasil, onde recebeu o Prêmio de Marketing Contemporâneo da ABM. Como gestora de novos projetos foi responsável pelo rebranding da marca e criação de portfolio de produtos, além de idealizar a primeira granja do grupo, com produção de ovos de galinhas livres de gaiolas e os “Ovos Solidários”, produto social, com parte da renda revertida a grandes instituições.
Idealizadora e fundadora do N.OVO, spin-off do Grupo Mantiqueira, Amanda dedicou mais de 3 anos a viagens de pesquisa e desenvolvimento, nos principais núcleos e simpósios mundiais de referência em inovação no Vale do Silício, até desenvolver e lançar o primeiro alimento foodtech do país, o único substituto de ovos do Brasil, à base de plantas, além de outros produtos.
anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.