Em Brasília-DF denúncias de fura-filas levam MP a questionar o governo local

Os primeiros a serem imunizados serão os profissionais da saúde; idosos acima dos 60 anos que estão em instituição de acolhimento ou asilos e pessoas com mais de 18 anos com deficiência física que vivem nessa mesma condição, bem como seus cuidadores; e a população indígena

 

O Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) recebeu denúncias de que pessoas que não integram o grupo prioritário de vacinação contra a covid-19 estão recebendo o imunizante. O coordenador da força-tarefa contra a pandemia, o procurador José Eduardo Sabo Paes, requisitou informações à Secretaria de Saúde e deu o prazo de 48 horas para o recebimento de uma resposta sobre a situação. A pasta afirmou que vai apurar as supostas irregularidades.

Seguindo o calendário de vacinação estipulado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e do Plano Operacional de Vacinação contra a covid-19 no DF, a imunização ocorrerá em quatro fases, divididas por grupos prioritários. Os primeiros a serem imunizados serão os profissionais da saúde; idosos acima dos 60 anos que estão em instituição de acolhimento ou asilos e pessoas com mais de 18 anos com deficiência física que vivem nessa mesma condição, bem como seus cuidadores; e a população indígena.

“Dispensável observar que tal situação, uma vez comprovada, além de representar violação ética inaceitável, importa em grave descumprimento da legislação, com inevitáveis consequências nas esferas administrativa e penal para os autores e beneficiários indevidos da medida”, frisou o procurador.

O procurador informa que, tendo em vista a gravidade das denúncias, além do cumprimento do prazo de 48 horas para resposta é necessário o encaminhamento à força-tarefa “eventuais casos identificados para adoção das providências cabíveis nos âmbitos extrajudicial e judicial”.

O procurador ressaltou, ainda, que, caso as denúncias se confirmem, essas pessoas serão penalizadas administrativamente, no âmbito cível e até penal.

Em nota à imprensa, divulgada na noite de ontem, a Secretaria de Saúde informou que chegaram ao conhecimento da pasta denúncias de supostas irregularidades no processo de vacinação em algumas unidades e que “imediatamente, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, solicitou aos superintendes regionais a lista com os beneficiados pela vacina até o presente momento”. A secretaria esclareceu também “que o gestor responsável pela área e o servidor beneficiado sem que atenda aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde responderão administrativamente pelos seus atos”.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.