Projeto brasiliense de apoio à adoção ganha investimento do Criança Esperança

“Entrelaços” será desenvolvido ao longo deste ano pelo Grupo Aconchego, um dos mais tradicionais grupos de apoio à convivência familiar e comunitária do país

 

Brasília, 19 de janeiro de 2021 – Um projeto de Brasília acaba de receber a notícia de que contará este ano com o apoio da Rede Globo, por meio do programa Criança Esperança. Trata-se do “Entrelaços”, que será executado ao longo do ano pelo Grupo Aconchego, entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 1997, com foco na promoção da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento institucional.

O objetivo do projeto é desenvolver ações que mobilizem a sociedade para a atenção às crianças maiores e adolescentes acolhidos em instituições, em especial aquelas que se encontram inseridas no Cadastro Nacional da Adoção, na espera de uma família.

De acordo com a psicóloga Maria da Penha Oliveira Silva, coordenadora do projeto Entrelaços, o que norteou a criação desta iniciativa foi a certeza de que toda criança e adolescente tem direito a viver em família, obviamente, sempre respeitando as determinações legais (ECA). “Um processo de adoção somente será bem sucedido se adotantes e adotandos forem cuidadosamente preparados”, afirma.

Maria da Penha explica que o “Entrelaços” contempla ações em quatro eixos: a divulgação e sensibilização da sociedade para uma nova cultura da adoção, especialmente a adoção de crianças maiores e adolescentes, por meio de palestras públicas realizadas mensalmente; a preparação continuada de famílias habilitadas e inseridas no Cadastro Nacional da Adoção, através de encontros grupais realizados mensalmente; o apoio e acompanhamento de famílias que já se encontram em estágio de convivência, em processo de guarda ou com a adoção concluída, através de encontros grupais realizados mensalmente; e a perspectiva da criança e do adolescente sobre adoção, através de encontros grupais realizados quinzenalmente por um período de cinco meses.

Na prática, o projeto, que começa em janeiro e vai até dezembro deste ano, pretende atender crianças e adolescentes acolhidos em instituições no DF e incluídos no CNA, além de pretendentes inscritos no CNA por meio da Vara da Infância e da Juventude do DF.

Mais informações: (61) 98473-6363/3245-4203 ou pelo email: contatos@acochegodf.org.br.

Sobre o Grupo Aconchego – O Aconchego é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 1997, que trabalha em prol da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento institucional.

Filiado à Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção – ANGAAD o aconchego é reconhecido como referência em Brasília e conta com grande projeção nacional na criação de tecnologias sociais com vistas à garantia do direito das crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária, por meio de ações de intervenção com potencial para a transformação social e cultural.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – GRUPO ACONCHEGO

Proativa Comunicação

Contatos: Flávio Resende (61 99216-9188)

Tel.: (61) 3340-4448

E-mail:proativa@proativacomunicacao.com.br
Facebook/Instagram/Twitter: @ProativaC

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.