PROGRAMA CCBB EDUCATIVO – ARTE E EDUCAÇÃO – JANEIRO

(Programação de 20 a 24 de janeiro)

 

A semana do programa CCBB Educativo traz mais uma edição do curso Transversalidaes- Digital. Na terça 20, Kau Clarke e  Fred Behrends ministram o curso “Educação e Natureza”, voltado para professores e educadores. Também na plataforma online, crianças e suas famílias poderão interagir e redescobrir a própria casa na atividade do Lugar de Criação- Digital “A Escala de Cores da Minha Casa”. Se a ideia é sair e casa em segurança, também há atrações para todos nos espaços do CCBB, com o Lugar e Criação Jogos de Arte e as Visitas Mediadas e Visitas Mediadas com Libras à exposição “Acervos do Brasil”, do Museu Banco do Brasil.

 

Sobre o CCBB Educativo

Mensalmente, o CCBB Educativo – Arte & Educação oferece visitas educativas, cursos, oficinas, encontros e práticas culturais. As atividades dialogam com a programação do CCBB e destinam-se a todos os públicos, com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.

Neste momento, em que protocolos especiais de visita e permanência são necessários para a segurança de todos, frente ao COVID 19, as atividades presenciais têm número de participantes reduzidos e regras para agendamento/participação. Por outro lado, a programação digital traz uma nova abrangência, possibilitando acesso de públicos de todo o território nacional.

Programação completa no site: www.ccbbeducativo.com

 

PROGRAMAÇÃO:

20/01-TRANSVERSALIDADES (Digital)- “Educação e Natureza”, com Kau Clarke e Fred Behrends

Às 19h

Duração: 2h

Capacidade: 500 vagas

Classificação indicativa: a partir de 16 anos

Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo

Acessível em Libras

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

Curso para professores e educadores, com módulos independentes, que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições às urgências e reflexões cotidianas. Ministrado por profissionais convidados de áreas diversas, conta com intérprete de Libras e tem entre seus temas as práticas artísticas, pedagógicas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios.

Sinopse: Kau Clark é educadora e vem investigando sobre como a educação e o autoconhecimento estão inter relacionados. Depois de fazer um caminho tradicional, há mais de 7 anos passou a integrar a Comunidade Inkiri, referência em Ecovilas no Brasil e no mundo. Uma das criadoras da Pedagogia Inkiri, e atualmente Diretora Pedagógica da Escola Inkiri. Cursa a pós-graduação “Educação Transformadora” pela PUC-RS. Co-criou a Imersão da Escola Inkiri. Se aprofundou na Escola de Leitura da Aura, tendo se formado como terapeuta de leitura da aura e professora de meditação das rosas. Nesses anos veio adquirindo conhecimentos sobre Reiki, Dragon Dreaming, Sociocracia e se formou pelo Gaia Education e atualmente tem se dedicado na investigação da Comunicação Não-Violenta (CNV). Se aprofundou no estudo de autoconhecimento pela Escola Caminho do coração: Vivencial nível 1 e também nível 2. Kau Clark se formou inicialmente em Direito pela PUC-RJ.

Fred Beherends, é educador, coordenador da Escola Inkiri, co-criador da pedagogia Inkiri e co-criador da Formação Escola Inkiri e do Curso Online Educação Consciência. Foi diretor e é sócio da escola Amigos do Verde em Porto Alegre. Tem várias formações interdisciplinares como Design de Permacultura, Dragon Dreaming, CNV, Caminho do Coração entre outros. É membro da Comunidade Inkiri desde 2016 e encontrou aqui uma forma de viver mais de acordo com o que acredita, mais conectado com seu propósito: educação, natureza e vida em comunidade. Nas suas horas vagas adora surfar, cantar mantras, plantar e é fascinado pelos micromundos dos terrários.

Encontro em formato webinar na plataforma Zoom.

 

 

22/01-LUGAR DE CRIAÇÃO (Digital) – “A Escala de Cores da Minha Casa”

Nessa proposição digital, serão descobertas as cores das casas de alguns artistas e dos próprios participantes, a partir da arquitetura, dos objetos e ao redor.

Às 10 h

Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo

Acesso: www.ccbbeducativo.com

 

23/01 – LUGAR DE CRIAÇÃO (presencial) – “Jogos de Arte”

Encontros voltados à criação em artes, explorando brincadeiras e jogos de criação que envolvem estratégias das artes visuais, teatro, música, práticas corporais e escrita.

Todos os sábados, atividades artísticas de criação e mediação cultural visando o convívio e o diálogo com as artes e temáticas atuais, em vivências que acolhem crianças, jovens e adultos.

Às 15h00

Duração: 1h

Classificação indicativa: a partir de 3 anos

Capacidade: 4 grupos (núcleos familiares)  de até 6 pessoas cada.

Ingressos gratuitos: serão disponibilizados no site eventim.com.br ou em www.ccbbeducativo.com, a partir das 9h do dia da atividade.

 

 

 

VISITAS MEDIADAS EM JANEIRO

Visitas à exposição permanente “Acervos do Brasil”, do Museu Banco do Brasil e ao Centro Cultural Banco do Brasil Brasília. O público pode escolher entre três propostas de visitas em diferentes dias e  horários.

Todos os roteiros têm duração prevista entre 40 e 60 minutos.

Capacidade: 6 pessoas (mediante agendamento prévio pela internet, www.ccbbeducativo.com )

Classificação indicativa:  a partir de 5 anos.

 

Visita 1: qua, qui, sab, dom – 12h

O Centro Cultural Banco do Brasil e a cidade de Brasília

 

Um percurso para conhecer a história do CCBB em Brasília, explorando aspectos do Modernismo brasileiro, a arquitetura e paisagismo de suas instalações em diálogo com a cidade, em contato com artistas e obras que integram seus espaços que constituem um importante patrimônio das artes e cultura no país.

 

Visita 2: ter 12h / ter, qua, sex 18h

Percursos da história do Brasil no Museu do CCBB

Visita que percorre as exposições do Museu Banco do Brasil no CCBB Brasília, abordando a trajetória do Brasil a partir da história do Banco do Brasil, destacando personalidades e objetos de seu rico acervo de arte e cultura nacional que atravessaram séculos até os dias atuais.

 

Visita 3: sex 12h / qui (libras), sab (libras), dom 18h

Arte Brasileira no acervo do CCBB Brasília

Conversas sobre Arte Brasileira no Acervo do CCBB, explorando pinturas, gravuras, desenhos,esculturas, fotografias e objetos, com destaques para a produção de artistas de todo o país, como Caribé, Tomie Ohtake, Athos Bulcão, Anita Malfatti, Maria Bonomi e outros.

Acesso: www.ccbbeducativo.com

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.