Cientistas descobrem nova espécie de morcego laranja

Mamíferos foram descobertos no monte Nimba, localizado na Guiné, na África Ocidental, e correm risco de extinção

Um grupo de cientistas que trabalham vasculhando cavernas e túneis de mineração no monte Nimba, na Guiné, na África Ocidental, descobriram uma nova espécie de morcego. A descoberta foi publicada na revista American Museum Novitates.

O novo morcego identificado pelos pesquisadores chama a atenção por ter uma pelagem de coloração alaranjada e ter alguns detalhes em preto.  A espécie foi vista pela primeira vez em 2018, por pesquisadores do Museu Americano de História Natural e da organização Bat Conservation International, que luta para preserver as espécies de morcegos.

A nova espécie recebeu o nome de Myotis nimbaensis, que significa “De Nimba”, uma referência ao local da descoberta.

A descoberta foi feita quando a equipe buscava por um outro tipo de morcego, o de folha redonda, da espécie Hipposideros lamottei, listada como ameaçada de extinção pela União Internacional para Conservação da Natureza. Contudo, encontraram um outro animal muito diferente do que estavam procurando e descobriram.

Os cientistas afirmaram que, provavelmente, estes animais também correm riscos de extinção. Isso porque só foram encontrados nas galerias dessa cadeia de montanhas na Guiné, locais que correm o risco de desaparecer em pouco tempo.

“Descobrir um novo mamífero é raro. É um sonho meu desde criança”, afirmou Winifred Frick, cientista-chefe da Bat Conservation International, ao jornal britânico The Independent. “Em uma era de extinção, uma descoberta como esta oferece um vislumbre de esperança”, acrescentou.

A equipe coletou uma série de dados, como informações morfométricas (como seu tamanho e forma) e também amostras genéticos para serem comparadas com outras espécies do Museu de História Natural.

A Bat Conservation International, junto com a Société des Mines de Fer de Guinée (SMFG), empresa de mineração local, trabalham para construir novos túneis mais reforçados e evitar a extinção desses morcegos