Prefeitos se reúnem com Pazuello para debater início da vacinação

É esperada a participação de mais de 100 chefes de poder Executivo local para falar sobre o planejamento da imunização

 

A FNP (Frente Nacional de Prefeitos) e mais de 100 chefes de Executivo de municípios do país se reúnem nesta quinta-feira (14) com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para debater pontos emergenciais para o início da vacinação contra covid-19. A pauta inclui assuntos como calendário de imunização, planejamento e logística de aquisição e distribuição de insumos.

O grupo será encabeçado pelo presidente da FNP, o prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette (PSB), que estará na sede do Ministério em Brasília para a reunião, marcada para as 10h30. A expectativa é que também participem de forma virtual mandatários de todas as capitais do país e de cidades médias.

Donizette afirmou que há dois objetivos principais no encontro. O primeiro é colocar a estrutura das cidades à disposição do ministério, já que agentes do SUS (Sistema Único de Saúde) em nível local serão os responsáveis pela aplicação das vacinas, como hoje já acontece em relação a imunizantes contra outras doenças.

O segundo objetivo é criar um canal de comunicação com o ministério específico sobre covid-19, para que as cidades possam apontar suas dificuldades e estabelecer uma agenda de reuniões periódicas com técnicos da pasta para, dessa forma, colocar de pé o esquema da vacinação.

Donizette afirma que a União e estados acabaram centralizando o debate em torno da vacina, o que deixou os municípios mais afastados da discussão. “Os prefeitos querem participar e saber o que está acontecendo. Na briga do rochedo com a maré, quem sofre é o marisco”, afirmou.

Os prefeitos também desejam saber datas, ainda que a FNP não coloque esse como o principal objetivo do encontro. “Queremos um posicionamento urgente sobre como e quando se dará a imunização dos brasileiros”, afirmou Donizette no Twitter na quarta-feira (13).

A FNP reúne as 406 cidades do país com mais de 80 mil habitantes, o que representa todas as capitais, 61% da população e 75% do PIB do Brasil.

Início em janeiro

Também na quarta, o ministro Eduardo Pazuello garantiu que a vacinação será iniciada em janeiro. “Vamos vacinar em janeiro”, afirmou durante pronunciamento em Manaus (AM), ao destacar que serão usadas 8 milhões de doses dos imunizantes desenvolvidos pela Universidade de Oxford/AstraZenca e pelo Instituto Butantan/Sinovac.

A Anvisa anunciou que fará reunião de diretoria colegiada no domingo (17) para decidir sobre pedidos de uso emergencial das vacinas Coronavac e de Oxford/AstraZeneca. O início da vacinação no país depende do aval do órgão regulador.

Ainda que o aval não tenha sido dado até o momento, o Ministério da Saúde planeja um evento para marcar o começo da vacinação na próxima terça (19), data em que governadores devem se reunir com Pazuello em Brasília.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.