Inscrições para o ProUni 2021 começam nesta terça (12)

0

Candidatos têm até 15 de janeiro para participar do programa e serão aceitas somente notas do Enem 2019. Inscrições podem ser feitas pela internet

 

Começam, nesta terça-feira (12/1), as inscrições para o primeiro processo seletivo de 2021 do Programa Universidade Para Todos (ProUni). Para esse primeiro processo, serão aceitas somente as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. As inscrições podem ser feitas pela página do ProUni.

Para participar, o candidato precisa ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das provas da prova e não ter tirado zero na redação. Só serão aceitas as notas do Enem mais recente, pois o resultado do Enem 2020 será publicado em data posterior.

Para o segundo processo seletivo do ProUni, o candidato poderá usar as notas do exame de 2020, cujas provas serão aplicadas em janeiro e fevereiro.

Alterações no edital

Este ano, o edital alterou regras para o preenchimento das bolsas ofertadas em processos remanescentes, que são aquelas eventualmente não ocupadas no decorrer do processo seletivo regular do ProUni.

Os candidatos participantes de processos seletivos de bolsas remanescentes do ProUni serão selecionados por ordem de classificação, de acordo com as notas obtidas no Enem, a partir da edição de 2010, e não mais por ordem de inscrição, como vinha sendo feito até o último processo de seleção de vagas remanescentes do programa. Para conferir o cronograma completo e demais informações acesse o edital.

Fique atento aos resultados

Os candidatos pré-selecionados na 1ª chamada do processo seletivo para o 1º semestre de 2021 têm o prazo de 19 a 27 de janeiro para apresentar os documentos que comprovem as informações cadastradas na inscrição. Os documentos devem ser entregues na instituição para a qual o candidato foi pré-selecionado.

Para os pré-selecionados na 2ª chamada o período para a apresentação dos documentos é de 1º a 9 de fevereiro de 2021. O candidato não pré-selecionado em nenhuma das duas chamadas ainda poderá disputar uma bolsa por meio da lista de espera. Entre 18 e 19 de fevereiro, interessados podem manifestar interesse em participar dessa última etapa da seleção do ProUni.

O resultado da lista de espera será divulgado em 22 de fevereiro. O prazo para a comprovação da documentação, por parte dos candidatos pré-selecionados por meio da lista de espera, é de 22 a 25 de fevereiro.

Conheça o ProUni

O ProUni é um programa de acesso ao ensino superior que oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%) para quem não tem diploma de graduação. Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Por sua vez, as bolsas parciais exigem renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.

Para poder participar do programa é necessário seguir alguns pré-requisitos, como ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada, desde que na condição de bolsista integral. Esta condição é válida tanto para quem cursou todo o ensino médio em escola particular, como para quem teve apenas uma parte dos estudos feitos na rede particular, sendo a outra parte em escola pública.

anuncio patrocinado