Após três anos, ex-governadora Maria de Lourdes Abadia deixa o PSB-DF

De acordo com a ex-titular do Palácio do Buriti, não há negociações para ingressar em outras siglas e vai dedicar tempo para escrever livro

 

Quase três anos após ter decidido deixar o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) para integrar as fileiras do Partido Socialista Brasileiro (PSB), a ex-governadora Maria de Lourdes Abadia anunciou, nesta segunda-feira (11/1), que deixou a sigla.

Em conversa com a coluna Janela Indiscreta, a ex-deputada federal constituinte disse que a decisão não foi tomada por uma situação específica, mas prefere dedicar o tempo, a partir de agora, à elaboração de um livro sobre a história de Ceilândia, cidade do Distrito Federal que ajudou a fundar.

“Por enquanto, permaneço fora de qualquer partido. Minha intenção agora é me dedicar ao livro sobre a criação de Ceilândia. Tenho muita coisa para selecionar até que a obra seja concluída”, disse. O projeto foi revelado em dezembro.

Em abril de 2018, Abadia havia confirmado que aceitaria o convite do então governador Rodrigo Rollemberg (PSB) para fortalecer a legenda. À época, ela chegou a ocupar a Secretaria de Projetos Especiais, pasta criada pelo socialista para abrigá-la no primeiro escalão do governo não reeleito.

Procurado, o comando local do PSB lamentou a desfiliação de Maria de Lourdes Abadia do partido. “Muito nos orgulha ter contado com a ex-governadora entre nossos quadros partidários. Uma liderança que tem um importante legado para a política do DF e do Brasil. Desejamos muito sucesso em sua caminhada e ressaltamos que sempre poderá contar com todo nosso carinho, respeito e admiração”, frisou.

Ninho tucano

Embora fosse fundadora do PSDB, a ex-governadora assumiu posição de confronto com o presidente local do partido, o hoje senador Izalci Lucas (DF). O atrito chegou a níveis estratosféricos no final de 2017, quando ela aceitou convite para integrar a equipe do Palácio do Buriti, apesar da ferrenha oposição que o congressista fez à gestão de Rollemberg.

Abadia foi eleita vice-governadora e também ficou à frente do Executivo em 2006, no lugar de Joaquim Roriz. No Parlamento, foi deputada distrital e federal. Ajudou a consolidar a maior cidade do Distrito Federal, Ceilândia.

Em 1972, começou a trabalhar no Centro de Desenvolvimento Social (CDS), responsável pela integração dos moradores do novo núcleo habitacional. Logo foi convidada pelo então governador Hélio Prates para assumir a Administração de Ceilândia. O nome do estádio Abadião é também em sua homenagem.

Além do PSDB e do PSB, Abadia chegou a ser filiada ao PFL, sigla que foi rebatizada como Democratas (DEM).

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.