Cientistas alertam: variantes podem causar onda “muito pior” de Covid-19

Mais transmissíveis, versões do coronavírus podem ser responsáveis por grande alta nos casos e hospitalizações pela doença

 

Nas últimas semanas, além do desenrolar das vacinas, o principal assunto sobre a pandemia de Covid-19 foi a descoberta de novas variantes do coronavírus. Com a queda no isolamento e a diminuição das medidas de controle, o vírus encontrou espaço para sofrer mutações e, agora, pode ser mais transmissível do que as primeiras cepas.

A variante que mais preocupa, no momento, é a britânica, que pode ser entre 50% e 70% mais transmissível. Há também a sul-africana, mas ainda não há dados suficientes para comprovar que ela oferece mais risco.

“Uma preocupação é que a B.1.1.7 (variante britânica) se torne dominante globalmente, com sua alta transmissibilidade, e leve a outra onda muito, muito ruim. Acho que estamos entrando em uma fase imprevisível agora”, afirmou Jeremy Farrar, especialista em doenças infecciosas, à revista Science.

Com a variante já tendo sido identificada em 30 países (inclusive no Brasil), a virologista Emma Hodcroft, da Universidade de Basel, na Suíça, acredita que este momento soa como um “alarme”, e precisamos aproveitar a chance para evitar que o vírus se espalhe ainda mais. Para tentar controlar a variante, o Reino Unido decidiu entrar em lockdown novamente.

Apesar de a B.1.1.7 não ser responsável por causar uma manifestação da doença mais severa ou aumentar a probabilidade de morte, ela continua sendo perigosa: “Se temos algo que mata 1% dos pacientes, mas um número enorme de pessoas sofre contaminação, isso resulta em mais mortes do que se um pequeno grupo fosse infectado e a taxa de mortalidade fosse de 2%”, explica Adam Kucharski, da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, no Reino Unido.

Além de testar pacientes e contatos próximos e colocá-los em quarentena, os especialistas afirmam que é necessário adotar novamente as medidas mais severas para evitar que o vírus se espalhe. “É um jogo de números: quanto mais vírus está circulando, maior a chance de mutações aparecerem”, afirma Ferrer.

Os pesquisadores defendem que é o momento de prestar atenção no que está acontecendo no Reino Unido e se preparar para evitar mais uma onda da doença. As vacinas devem ajudar neste controle, mas podem não ser suficientes: enquanto a população vai sendo imunizada, é preciso que os grupos que não são de risco continuem seguindo as recomendações.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.