Justiça de Goiás solta suspeito de estelionato que se passou por Ibaneis

O segurança de uma empresa privada foi preso, na manhã de segunda-feira (4/1), na capital goiana. Na tarde desta terça-feira (5/1), ele passou por audiência de custódia e conseguiu alvará de soltura

 

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) concedeu liberdade ao homem acusado de se passar pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), para aplicar golpes cibernéticos. O jovem, de 28 anos, não tem antecedentes criminais e, segundo foi apurado, passou por audiência de custódia na tarde desta terça-feira (5/1), em Goiânia (GO), onde foi liberado.

O segurança de uma empresa privada foi preso, no centro da capital goiana, na manhã dessa segunda-feira (4/1) por policiais civis da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) do DF. Com ele, os investigadores encontraram materiais utilizados para aplicar golpes, como celulares e cartões bancários. Outros dois envolvidos estão sendo procurados pela polícia. De acordo com o delegado à frente das investigações, Giancarlos Zuliani, chefe da DRCC, será pedido mandado de prisão contra os dois.

Policiais civis do DF receberam a informação acerca do golpe na manhã dessa segunda-feira. Após diligências, os investigadores foram à Goiânia, onde capturaram um dos suspeitos. Apurações revelaram que o estelionatário conseguiu mais de R$ 3,7 mil com um contato próximo de Ibaneis Rocha. O valor foi depositado na conta do golpista e sacado em seguida.

Um outro integrante da quadrilha faz parte de uma facção criminosa e tem extensa ficha criminal por tráfico de drogas e homicídio. No esquema criminoso, o ex-presidiário atuava como “chefe”. Os demais envolvidos, entre eles o segurança, eram recrutadores. “O recrutador, por sua vez, tem a função de fazer uma pesquisa e procurar pelas vítimas. Há um trabalho de coordenação, uma vez que, ao receberem os valores, eles precisam sacar esse dinheiro das contas bancárias”, explicou o delegado.

Políticos como alvo

Uma situação semelhante aconteceu em agosto de 2020 com o deputado federal Israel Batista (Partido Verde). O parlamentar teve o chip do celular e a conta do WhatsApp clonados por criminosos. O deputado registrou boletim de ocorrência e conseguiu retomar o número de telefone.

Pelas redes sociais, Israel Batista orientou os seguidores. “Avisei porque os criminosos começaram a pedir depósitos bancários para todos os contatos da minha lista”, explicou. E completou. “Liguei para a operadora de outro telefone e fui direcionado a desligar e ligar o aparelho novamente. O celular retornou, mas pediu nova instalação do WhatsApp. Quando fui mandar código de verificação, para baixar novamente o aplicativo, não recebi nada e notei que poderiam ter clonado também o meu chip”, informou.

Outro alvo de criminosos cibernéticos foi o deputado distrital e vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Rodrigo Delmasso (Republicanos). No ano passado, a página dele no Facebook foi hackeada quatro vezes. Ele também registrou boletim de ocorrência.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.