Em Manaus começa a abrir dezenas de covas por dia e tem fila para carro funerário

Por causa do aumento no número de casos de covid-19, que ultrapassou os verificados em abril e maio de 2020, no auge da pandemia, prefeitura da capital decreta estado de emergência ante a possibilidade de colapso do sistema de saúde e funerário

 

Manaus está, desde ontem, em estado de emergência por 180 dias. O decreto do prefeito David Almeida (Avante), que decidiu adotar a medida por causa do avanço da covid-19 na capital amazonense, prevê a contratação temporária de pessoal, de serviços e aquisição de bens e materiais, entre outras medidas. O Decreto 5.001 foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), na última segunda-feira, e trata sobre “situação anormal” na cidade.

A capital voltou a ter hospitais lotados por conta da covid e, nos últimos dias, houve recorde de novas internações, que ultrapassaram os números de abril e de maio de 2020 — quando o sistema público de saúde e o funerário colapsaram em Manaus. O cemitério Nossa Senhora de Aparecida, o maior da cidade, voltou a abrir dezenas de covas diárias para os sepultamentos e a ter filas de carros funerários.
Entre abril e maio do ano passado, a rede pública manauara de saúde operou com quase 100% dos leitos ocupados. Caixões foram enterrados um por cima do outro e em valas comuns. Até a última segunda-feira, mais de 5,3 mil pessoas morreram vítimas da covid-19 em todo o Amazonas.

O decreto publicado pelo prefeito determina, também, a suspensão da autorização para eventos até 31 de janeiro, a proibição do corte das contas de água e esgoto até 31 de março e o estabelecimento do teletrabalho na administração municipal até 31 de março — estão suspensos os atendimentos presenciais, exceto o das atividades essenciais, que acontecem de 8h as 14h, mas com revezamento de servidores.

Em apoio à decisão da prefeitura manauara, o governo do Amazonas também voltou a decretar o fechamento de atividades não essenciais por 15 dias, após determinação da Justiça.

Festas de fim de ano

Werciley Júnior, infectologista e chefe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Santa Lúcia, em Brasília, explicou que ainda é cedo para afirmar que resultado do aumento do número de casos por todo o país é devido às festas de fim de ano. “Em geral, leva-se 14 dias para ocorrer a manifestação dos sintomas, mas estamos apreensivos, porque sabemos que a consequência das festas de fim de ano ainda vai chegar. A tendência dos próximos dias é de aumento do número de casos e internações”, disse.
Já o PhD em Microbiologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), Luiz Gustavo de Almeida, afirmou que, devido ao período de festividades, o vírus foi interiorizado pelo país. “As pessoas deixaram as cidades pequenas e foram passar o fim de ano nas grandes metrópoles. Ao voltarem para casa, carregam o vírus para cidades que nem sempre possuem a infraestrutura para lidar com a pandemia”, explica.

Almeida alerta que não será por causa da chegada da vacina que a covid-19 deixará de ser um sério problema. “O número de pessoas a serem vacinadas varia de acordo com a eficácia da vacina que vamos usar. Se for a da AstraZeneca, que possui uma eficácia média de 70%, precisamos vacinar 130 milhões de pessoas. Se levarmos em conta a última grande vacinação que tivemos, para a H1N1, precisaríamos de algo em torno de 200 dias para aplicar uma única dose do imunizante”, alerta.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.