Mais um capítulo da velha história! Cultura elabora licitação para revitalizar conjunto histórico da Vila Planalto

De acordo com o chefe da pasta, Bartolomeu Rodrigues, recursos serão oriundos do Fundo de Desenvolvimento Urbano

 

O secretário de Cultura do Distrito Federal, Bartolomeu Rodrigues (foto em destaque), informou, neste último domingo (3/01), que um grupo de trabalho já iniciou a elaboração de uma minuta do Termo de Referência para a licitação das obras que irão revitalizar o Conjunto Fazendinha, estrutura histórica localizada na Vila Planalto, no centro de Brasília.

A declaração é resposta à cobrança do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), que estabeleceu um prazo de 15 dias para que o Governo do Distrito Federal (GDF) apresentasse um plano a fim de evitar o desabamento do complexo construído ainda no período da construção da capital federal.

“Já fizemos um levantamento das obras emergenciais e os recursos virão do Fundurb para executá-las. Não é trabalho de um dia. Estive pessoalmente lá em outubro com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Mateus Oliveira, o de Governo, José Humberto (Segov) e também com o presidente da Novacap, Fernando Leite (Novacap)”.

De acordo com Bartolomeu, o trabalho para recuperação do conjunto urbanístico começou antes mesmo da cobrança da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema).

“Os entulhos que estão lá começam a ser removidos no dia 15. A retirada dos enxames de abelhas, também. Já foi feito o roçado, já iniciamos a poda e já há um Grupo de Trabalho elaborando a minuta de Termo de Referência para a licitação das obras. O local é um retrato do descaso dos governos anteriores que não mexeram uma palha para reabilitar o sítio histórico. Ao contrário, nos mexemos desde o início do ano passado e estamos trabalhando”, frisou.

Vistoria

De acordo com o MP, uma vistoria foi realizada no local ainda em novembro do ano passado a fim de apurar denúncias recebidas pelo órgão de fiscalização. De acordo com o relatório, três casas antigas possuem risco de desabamento. Para o promotor Roberto Carlos Batista, as construções “possuem valor histórico de muita importância”.

“Três casas estão vulneráveis (Casas 1, 4 e 5) sofrendo a ação de intempéries, com risco de agravamento da situação e desabamentos, que já ocorreram em partes das edificações. As casas estão com as coberturas deterioradas e paredes sem proteção, expostas às chuvas e toda a ação do tempo. Em alguns pontos, escoramentos improvisados sustentam partes das coberturas. Falta manutenção básica, limpeza e pintura”, indica a vistoria do MP.

Também conhecido como Acampamento Pacheco Fernandes, o Complexo Fazendinha compreende casas de madeira da época da construção de Brasília. Todas localizadas em uma quadra formando um conjunto de edificações muito próximas. O local foi erguido em 1950 e tombado como Patrimônio Cultural em 1988. Desde 2013 ele é administrado pelo Governo do Distrito Federal (GDF). É composto por cinco casarões que foram utilizados por trabalhadores que participaram da construção de Brasília.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.