Mulher é libertada após viver quase 40 anos em condições análogas à escravidão

Madalena era responsável por realizar trabalhos domésticos para uma família de Minas Gerais e não recebia salário, folga, férias e nem liberdades pessoais

 

 

Madalena Gordiano, uma mulher negra de 46 anos, passou 38 anos vivendo em condições análogas à escravidão. Por meio de uma investigação do Ministério Público do Trabalho, a mulher foi libertada em novembro deste ano. A notícia foi divulgada no “Fantástico” deste domingo (20).

Madalena era responsável por realizar trabalhos domésticos para uma família de Minas Gerais e não recebia salário, folga, férias e nem liberdades pessoais. Em novembro, a vítima foi libertada por auditores fiscais do trabalho e pela Polícia Federal. Madalena trabalhava em um apartamento no centro de Patos de Minas-MG.

Madalena contou à reportagem que, aos oito anos, bateu na porta de uma residência para pedir um pedaço de pão. Na ocasião, a dona da casa, identificada como Maria das Graças Milagres Rigueira, se negou a dar o alimento e falou que iria adotar a menina.

A mulher, que é professora, adotou a criança informalmente e não forneceu estudo para Madalena. Após algum tempo, o marido de Maria das Graças entrou em conflito com Madalena e ela foi entregue ao filho da professora, o também professor Dalton Cesar Milagres Rigueira.

No apartamento de Dalton, um vizinho da família relatou que Madalena trabalhava desde às 4h, sem qualquer direito trabalhista.

O professor alegou, em depoimento, que Madalena se recusava a ocupar um quarto maior no apartamento. Dalton também afirmou que a vítima se negou a estudar e ele não a incentivava a continuar com os estudos, por considerar que ela não seria beneficiada.

De acordo com o STJ (Superior Tribunal de Justiça), não é necessário que ocorra a privação de liberdade para que um trabalho seja caracterizado como análogo à escravidão.

A zona rural do Brasil concentra a maior quantidade de casos de trabalhadores em situação de escravidão. No entanto, casos similares ocorrem por meio de trabalho doméstico e são mais difíceis de identificar. No ano passado, 14 pessoas foram resgatadas do trabalho escravo doméstico

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.