Após cerca de 5 horas, prefeito Crivella deixa a Cidade da Polícia

Marcelo Crivella foi levado para exame de corpo de delito no IML e, em seguida, deve passar por audiência de custódia no TJ-RJ

 

 

Após cerca de cinco horas, o prefeito do Rio Marcelo Crivella deixou a Cidade da Polícia, na zona norte do Rio, no final da manhã desta terça-feira (22). Crivella está entre os seis presos na operação do MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) e da Polícia Civil contra um suposto esquema de propinas na Prefeitura do Rio.

Crivella nega acusações e diz ser vítima de perseguição

Crivella nega acusações e diz ser vítima de perseguição

Adriano Ishibashi/FramePhoto/Folhapress – 04.12.2020

O prefeito foi levado ao IML (Instituto Médico Legal), na região central, por volta de 12h, para exame de corpo de delito.

Às 15h, todos os presos devem ser encaminhados para uma audiência de custódia no TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro). A sessão será fechada para a imprensa.

Crivella, que está a 9 dias do fim do mandato, negou as acusações ao chegar na Cidade da Polícia após ter sido detido em casa na Barra da Tijuca. Ele disse que foi o prefeito que mais combateu a corrupção, cobrou justiça e afirmou ser vítima de uma perseguição política.

As prisões são um desdobramento da Operação Hades, que apura supostos pagamentos de propina dentro da Prefeitura do Rio de Janeiro, considerada pela investigação um “QG da Propina”.

Além de Crivella, também foram presos o empresário Rafael Alves e o delegado Fernando Moraes. Os presos foram levados para a Delegacia Fazendária, na Cidade da Polícia, no Jacaré. Somente Fernando Moraes está na Polinter por ter apresentado sintomas de covid-19.

O ex-senador Eduardo Lopes (Republicanos) também é procurado pela polícia, mas não foi encontrado no endereço residencial. Lopes herdou a vaga no Senado de Crivella e foi secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do governo de Wilson Witzel.

Transição de governo

Com a prisão de Crivella, quem assume o governo da capital fluminense é o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Felippe. Isso porque o vice-prefeito do Rio de Janeiro, Fernando Mac Dowell, morreu aos 72 anos de idade em maio de 2018.

O prefeito eleito do Rio de Janeiro para a gestão 2021-2024, Eduardo Paes (DEM), usou uma rede social hoje de manhã para afirmar que vai manter “o trabalho de transição que já vinha sendo tocado” com o presidente da Câmara, Jorge Felipe, que deverá assumir a administração municipal.

“Conversei nessa manhã com o presidente da câmara de vereadores Jorge Felipe para que mobilizasse os dirigentes municipais para continuar conduzindo suas obrigações e atendendo a população. Da mesma forma, manteremos o trabalho de transição que já vinha sendo tocado”, disse.

Em seguida, pediu um esforço extra dos servidores da saúde para ajudar a tratar e combater a covid-19. “Peço especialmente aos servidores da nossa rede de saúde:  Passamos por uma pandemia – além das dificuldades já conhecidas – e a população precisa do nosso esforço.  Contamos todos com a força e dedicação de vocês!”, afirmou.

Nota oficial do MP-RJ

“O Grupo de Atribuição Originária Criminal da Procuradoria-Geral de Justiça (GAOCRIM/MPRJ) confirma que realizou operação na manhã desta terça-feira, em conjunto com a polícia civil, para cumprir mandados de prisão contra integrantes de um esquema ilegal que atuava na Prefeitura do Rio. Em razão do sigilo decretado pela Justiça, não podem ser fornecidas outras informações.”

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.