Cidadania afasta deputado acusado de assediar colega na Alesp

Vídeo mostra Fernando Cury se aproximando por trás da deputada Isa Penna e passando a mão na altura do seio e da cintura da parlamentar

 

 

O Cidadania anunciou o afastamento do deputado estadual Fernando Cury de todas as funções exercidas em nome do partido, inclusive na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), na tarde desta sexta-feira (18).

Deputada Isa Penna (PSol) repeliu o deputado Fernando Cury (Cidadania)

Deputada Isa Penna (PSol) repeliu o deputado Fernando Cury (Cidadania)

Reprodução/TV Alesp

O parlamentar é acusado de assediar a deputada estadual Isa Penna (PSol) durante uma sessão de discussão do orçamento estadual.

Um vídeo gravado por uma câmera da Alesp registrou o momento em que o deputado se aproxima da parlamentar, quando ela em frente à mesa da presidência. Cury posiciona por trás da deputada, e passa a mão na altura de seu seio e da cintura. A parlamentar então, retira a mão do colega. Em seguida, Cury põe a mão no ombro de Penna, que afasta novamente a mão dele.

Em nota, o partido afirma que “ao decidir pelo afastamento, que vai durar até a conclusão do processo no Conselho de Ética do Cidadania, o presidente do partido, Roberto Freire, levou em consideração a gravidade do caso e a celeridade do colegiado. A primeira reunião deve ocorrer já na noite de hoje.”

Risco de expulsão

Freire e o presidente do Cidadania-SP, deputado Arnaldo Jardim, representaram contra o parlamentar no conselho do partido pedindo urgência na análise do caso e a indicação das medidas disciplinares cabíveis para deliberação do Diretório Nacional.

“Acrescentamos a evidente urgência na apuração dos fatos, sem prejuízo do contraditório e da ampla defesa, considerando que a acusação refere-se a uma conduta absolutamente incompatível com os princípios defendidos pelo partido”, afirmam Freire e Jardim, na nota divulgada pelo partido.

O regimento interno do Cidadania prevê que, após o recebimento da denúncia, Cury terá prazo de 8 dias para apresentar a defesa. O deputado corre o risco de ser expulso do partido.

Isa Penna

A deputada Isa Penna disse que irá registrar um boletim de ocorrência e entrar com uma representação na Comissão Ética. Durante entrevista coletiva de imprensa, concedida nesta sexta, a deputada disse que o assédio sexual a fez se sentir pequena e subjugada enquanto mulher.

“Toda mulher que passa por isso e não tem consequências se sente pequena, subjulgada. Eu também tenho já o couro grosso. Não é a primeira vez nem a décima em que eu passo por uma situação parecida com essa. Me sinto tudo isso que qualquer mulher se sente, mas também me sinto muito fortalecida”, disse a deputada ao ser perguntada sobre a Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) julgar o caso apenas em fevereiro próximo.

Defesa

Fernando Cury rebateu a acusação. “Não houve de forma alguma tentativa de assédio, de importunação sexual ou de qualquer outra coisa com algum nome semelhante a este. Eu nunca fiz isso na minha vida toda. Se a deputada Isa Penna se sentir ofendida pelo abraço que eu dei, eu peço desculpa por isso”, afirmou o deputado durante sessão parlamentar.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.