Vai viajar com seu pet? Saiba o que levar na mala

Com a aproximação do final do ano, muitos resolvem deixar a cidade grande para descansar. Os que têm animais de estimação, em vários casos, tentam deixá-los com familiares ou em hotéis especiais. Alguns, no entanto, preferem levar os pets com eles, especialmente quando vão viajar de carro.

Trata-se de um processo mais simples quando as famílias têm cachorros pequenos de raça, como os Yorkshires Terriers, já que esses bichinhos, amáveis e compactos, tendem a não ter problemas com passeios — especialmente quando seus donos estão por perto.

Se você decidiu viajar com o seu animal de estimação, confira a seguir o que não pode faltar na mala. Confira!

Antes de começar a viagem: cuidados com a alimentação

Se você tem o estômago sensível, certamente já passou por alguma situação em que, com o balançar do carro ou ônibus, o deixou um pouco enjoado. Com os animais de estimação, especialmente os que não estão acostumados a andar de carro, isso também pode acontecer.

Para evitar esse incômodo, não alimente o seu cão por pelo menos quatro horas antes da viagem. A água deve ser oferecida pelo menos uma hora antes do passeio (e é importante levá-lo para fazer xixi antes de entrar no carro).

E para garantir que ele fique bem, pare o automóvel a cada uma ou duas horas e dê um pequeno passeio, para que ele possa se aliviar. Você pode oferecer água nessas pausas, mas vale evitar grandes quantidades.

Se você já teve experiências em que seu pet passou mal, converse com o seu veterinário  e peça para que ele recomende algum medicamento que previna enjoos.

Agora sim: o que levar na mala?

Independente do lugar para onde está indo, é importante levar, além da caminha, os cobertores que o seu pet costuma usar.

Isso é válido não apenas porque alguns lugares são mais frios do que os outros e as noites podem ser geladas, mas, porque o cheiro das coisinhas que ele costuma usar fazem com que o animal se sinta menos ansioso e “em casa”.

Se você sabe que vai para um lugar muito frio, cogite levar cobertores para colocar entre a cama e o chão: alguns pisos são muito gelados e transferem a temperatura para os animais através dos tecidos das caminhas, fazendo com que o animal sinta muito frio e, às vezes, até adoeçam.

Além da caminha, podemos mencionar também a importância de levar um ou dois brinquedos que o seu amigo está acostumado, inclusive no carro, no momento da viagem. Tudo aquilo que remete à casa e que pode ser usado para distraí-lo e animá-lo é bem-vindo!

Caso o seu cão não tenha o costume de fazer as necessidades na rua, não se esqueça de levar um bom número de tapetes higiênicos: calcule a quantidade pelo número de dias, mas leve pelo menos dois ou três tapetes a mais, para eventuais situações atípicas.

Se você está levando o seu gato, não se esqueça da caixinha de areia dele e quantidade de areia suficiente para todos os dias em que ficarão fora.

Outros itens necessários para as férias do seu pet

Não importa quanto tempo você planeje ficar fora: leve a coleira e a guia de passeio, ambas com a identificação do seu animal e com o seu telefone. É esperado que nada aconteça, claro, mas em caso de fugas, você precisa aumentar as chances de encontrá-lo com a ajuda de terceiros.

Além disso, leve com você a carteirinha de vacinação do seu bichinho e o telefone de emergência do seu veterinário. De novo, sempre esperamos que nada aconteça, mas vale estar sempre prevenido.

Aproveite para conferir também se há clínicas veterinárias 24h perto do local onde vocês ficarão. Se elas não estiverem próximas, calcule a distância do seu hotel ou casa de veraneio até elas.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.