Exposição “Cartazes Cine Brasília” abre para visitação no Metrô

A partir desta terça-feira (15/12), quem passar pela Estação 106 Sul Cine Brasília poderá apreciar um pouco da história cinéfila da primeira e maior sala de cinema do Distrito Federal na exposição “Cartazes Cine Brasília”.

 

Com registros históricos de filmes que passaram pela telona da sala de projeção, a mostra abre para visitação no mesmo dia do início do 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que, este ano, devido à Covid-19, e respeitando o distanciamento social, deixou o cine e migrou para o Canal Brasil e para o streaming Canais Globo.

 

É possível conferir os cartazes até 15 de fevereiro de 2021. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) e a administração do Metrô-DF.

 

“Os cartazes das edições anteriores do Festival de Brasília são um tesouro que a secretaria tem em mãos. Disponibilizar isso ao público é valorizar a memória viva do maior e mais importante festival de cinema do País”, celebra o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues.

 

Com o registro imagético de diversos festivais, mostras, além de filmes brasilienses, nacionais e internacionais exibidos na telona de um dos cinemas mais tradicionais do País em atividade, a exposição reúne 40 pôsteres ao todo, divididos em quatro categorias temáticas: Produções Brasilienses (como “Fuga sem Destino”, de Afonso Brazza), Sucessos da Crítica Nacional (como “Arábia”, de Affonso Uchoa e João Dumans), Sucessos da Crítica Internacional (como “Acossado”, de Jean-Luc Godard) e Festivais e Mostras de Cinema (com cartazes do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e outros eventos projetados na telona do Cine).

 

Segundo o gerente e programador do Cine Brasília, Rodrigo Torres, os cartazes originais foram preservados e produzidas cópias para a exposição. “É uma ação para preservar a história audiovisual que já passou pelo Cine e uma política de preservação e construção de memória artística e cultural”, detalha Rodrigo, que assina a curadoria da exposição. “Também é um convite à população que não frequentava o cinema para enxergar o espaço com um olhar mais próximo”, sugere.

 

Serviço:
Exposição “Cartazes Cine Brasília”
Visitação de 15 de dezembro de 2020 a 15 de fevereiro de 2021.
Horário: mesmo período de funcionamento do metrô. De segunda a sábado, de 5h30 às 23h30; domingos e feriados, de 7h às 19h.
Acesso gratuito.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Ascom/Secec)
E-mail: comunicacao@cultura.df.gov.br

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.