Governador do DF amplia horário de bares e restaurantes no Natal e no réveillon

Medida altera, apenas nos dias específicos, medida que restringe o funcionamento das categorias até as 23h

 

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), ampliou o funcionamento de bares e restaurantes nas noites de Natal (24/12) e ano novo (31/12). Segundo o Decreto nº 41.554, publicado no Diário Oficial do DF desta quinta-feira (3/12), os estabelecimentos poderão funcionar após as 23h em 24 e 31 de dezembro.

“Já havia muitas mesas de restaurantes vendidas para os pacotes de Natal. Então, eu achei justo que, na noite de Natal, com os cuidados devidos, os restaurantes possam funcionar”, justificou Ibaneis em entrevista no Palácio do Buriti.

A medida altera restrição estabelecida nesta quarta-feira (2/12) que limita o funcionamento dos estabelecimentos até as 23h, como medida de combate à segunda onda de covid-19 na capital federal. Em entrevista ao CB.Poder, também na quarta-feira, o secretário de Saúde Osnei Okumoto afirmou que a restrição não é uma punição, mas uma medida de segurança.

Ao publicar o decreto com o limite de horário, Ibaneis afirmou que não descarta restringir mais as atividades do setor, caso os números da pandemia saiam do controle. A medida não agradou representantes das categorias que pressionam por uma flexibilização.

Segunda onda

No sábado (28/11), a taxa de contaminação pela covid-19 no DF chegou a 1,3. O indicador despertou alerta entre os órgãos de governo para a alta do número de casos. Também ao CB Poder, na quarta-feira (2/12),  Osnei Okumoto afirmou que este aumento “caracteriza o início de uma segunda onda” da doença.

Inquérito epidemiológico

Para entender como o vírus se comporta na capital federal, a Secretaria de Saúde iniciou a aplicação do inquérito epidemiológico. A ação começou em Ceilândia e passará por todas as regiões até 20 de dezembro. Ao todo, serão sorteadas 230 pessoas de cada uma das 34 Regiões Administrativas do DF para participar dos testes.

Nos próximos dias, a ação segue de forma simultânea em cidades do DF. Foram doados 10 mil testes pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomercio-DF) para realização do planejamento.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.