Justiça arquiva processo por violência doméstica contra distrital Hermeto

Tribunal de Justiça do DF revogou medidas protetivas de urgência em favor da ex-mulher do parlamentar, nesta terça-feira (1º/12). Reportagem tenta contato com a outra parte, para saber se há intenção de recorrer

 

Após determinação com base na Lei Maria da Penha para que o deputado distrital Hermeto (MDB) mantivesse distância da ex-mulher, Vanusa Lopes, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) revogou as medidas protetivas de urgência.

Em decisão publicada nesta terça-feira (1º/12), a corte considerou cumprida a finalidade da determinação anterior e arquivou o processo. As medidas protetivas começaram a valer em 30 de outubro de 2019.

Ao avaliar o tempo transcorrido desde a acusação de violência contra a mulher, em 16 de outubro de 2019, o juiz Marcelo Tadeu considerou não haver notícia de novos casos de agressão entre as partes. O magistrado afirmou que, caso surja alguma situação de risco, Vanusa deve ir à delegacia de polícia mais próxima, registrar ocorrência policial ou procurar a Defensoria Pública ou o Ministério Público.

“(…) esta decisão não está dotada da qualidade da coisa julgada material, o que não impossibilita que o juízo, posteriormente, faça uma nova avaliação, caso surjam novos elementos indicando a necessidade de aplicação das medidas de urgência para a proteção do bem jurídico tutelado”, diz a decisão.

O deputado Hermeto disse estar aliviado com a decisão da Justiça. “Infelizmente, meu nome foi associado a algo que, como policial, sempre combati e, como parlamentar, tenho combatido. Penso em quantas pessoas passam pela mesma situação. É horrível a sensação de ver seu nome associado a injustiças como essa”, declarou.

Medida

Em 2019, o TJDFT havia determinado o afastamento entre Hermeto e Vanusa, proibindo qualquer tipo de contato do parlamentar com a ex-mulher, sob pena de ele ser preso em flagrante, após denúncia de violência doméstica. A investigação ficou por conta da Polícia Civil.

Em 4 de novembro de 2019, o distrital pediu afastamento da comissão parlamentar de inquérito (CPI) do Feminicídio, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), justificando a saída pela morte da irmã. Com o arquivamento do processo, Hermeto pretende voltar a atuar no grupo.

A reportagem tenta contato com Vanusa e com os advogados dela, para saber se há intenção de recorrer da decisão.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.