Presidente do Albert Einstein prevê vacinação no Brasil para maio de 2021

Em entrevista coletiva, Sidney Klajner detalhou etapas que vão anteceder início da imunização contra a Covid-19 no país

 

O anúncio de que as principais vacinas contra a Covid-19 estão em fase final de testes tem deixado a população e a comunidade científica esperançosos. Para o ano que vem, a expectativa é que os brasileiros comecem a ser vacinados em maio, mas tudo vai depender de como o governo fará a distribuição dos imunizantes. A análise foi feita por Sidney Klajner, presidente do Albert Einstein, cirurgião geral e especialista em cirurgia do aparelho digestivo em uma live promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) nesta quinta-feira (26/11).

A imunização no Brasil vai depender da finalização dos estudos em fase 3, segundo Klajner, que também integra a aliança Todos pela Saúde, grupo de especialistas formado para contribuir no combate a pandemia e apoiar iniciativas da saúde pública.

Mesmo com a eficácia beirando os 90% de grande parte das vacinas mais avançadas, o médico frisa que essa percepção de eficácia foi observada em um grupo pequeno de pessoas. “A fase 3 dos estudos ainda não terminou. Os pesquisadores precisam encerrar os testes com esses pacientes para conferir se esse dado [de eficácia] é um dado científico confiável”, completou. Só assim a comunidade científica e a população terão a comprovação de eficácia e dos efeitos colaterais, especialmente em grupos específicos, como idosos e pacientes crônicos.

Uma vez aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a previsão é que as vacinas possam estar disponíveis para a população em maio. O especialista, contudo, teme que o início da imunização no Brasil esbarre em um problema de logística de distribuição. “Algumas vacinas, como a da Pfizer e a da Moderna, exigem temperaturas de -20ºC e -70ºC para serem armazenadas. Poucos locais no país têm condições de mantê-las assim”, pontuou Sidney Klajner.

Outras etapas
A distribuição das vacinas depende, também, da disponibilidade de insumos necessários para aplicá-las, como agulhas e seringas. A capacitação de profissionais de saúde para administrá-las também deve entrar na conta do início da imunização. Há, ainda, o desafio de produzir as vacinas em quantidade suficiente para imunizar um país com a extensão continental como o Brasil. “Não dá para falar de imunidade de rebanho se a vacina só estiver disponível em certos estados. Podemos ampliar raciocínio em âmbito mundial. As pessoas querem viajar, mas não será possível se o mundo inteiro não estiver imunizado”, reforça o especialista.

O médico destaca ainda que a credibilidade da população com relação aos medicamentos é relevante para avaliar quando poderemos estar tranquilos com relação à Covid-19. “Existe a necessidade de engajamento da população para se vacinar. O Brasil felizmente é um dos países mais vacinados do mundo. Temos uma cultura de vacinação que começou com a poliomielite.” Por enquanto, Klajner diz que não há informações à respeito da disponibilização das vacinas no setor privado de saúde.

Apesar de existir a sensação de que há uma corrida para a descoberta de uma única vacina contra a Covid-19, o esperado é a utilização de vários imunizantes para garantir a proteção contra o coronavírus. Isso porque o vírus está em constante mutação, segundo o médico. “Muito provavelmente, vamos descobrir, com o fim dos testes, qual grupo se beneficia mais com qual vacina ou com qual combinação entre elas.” Além das vacinas já em fase final de estudos, Klajner chamou a atenção para a existência de outros 300 trabalhos em diferentes estágios de estudo que também visam a criação de imunizantes.

Mesmo com as notícias animadoras, o especialista alerta que o ideal é não deixar de lado a máscara, o álcool em gel e o distanciamento em 2021. “Agora é o momento de torcer para os estudos darem certo. O ano que vem será para voltarmos ao normal com alguma desconfiança. Até lá, temos que manter ao máximo as medidas de segurança.”

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.